Famílias afetadas por enchentes recebem novas casas

Elas foram afetadas pelas chuvas de 2008 e vivam em área de risco no bairro Azambuja

Famílias afetadas por enchentes recebem novas casas

Elas foram afetadas pelas chuvas de 2008 e vivam em área de risco no bairro Azambuja

Três famílias que viviam em área de risco na rua Luiz Machado, transversal da rua Nova Trento, no bairro Azambuja, receberam na tarde de ontem, no salão nobre da Prefeitura de Brusque, as chaves das novas casas. A partir de agora elas irão morar no loteamento Boêmia, no bairro Limeira Alta. A ação se deu através da Defesa Civil da cidade, em parceria com o governo federal e a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab).

O aposentado João Maria Soares foi um dos beneficiados. Ele conta que sua casa foi invadida pela água da enchente de 2008 e que desde então muitos deslizamentos aconteceram no local. “Estou muito feliz, mas com certeza se a minha casa não fosse numa área de risco jamais sairia de lá”, diz Soares, destacando que gostava da vizinhança e do que já havia constituído no local.
Fagner João Soares e Stevan Maier Rodrigues também foram contemplados com a nova moradia. As construções são de alvenaria e tem 36 m², sendo que o terreno total é de 12 por 20 metros. São cinco cômodos: dois quartos, sala e cozinha conjugada e um banheiro. O investimento foi de R$ 568.209,59.

O prefeito interino, Roberto Prudêncio Neto, diz estar satisfeito com a entrega das chaves. “Depois da família a casa própria é o melhor bem que uma pessoa pode ter. Elas estavam numa situação de risco e sabemos como sofreram com a perda de suas moradias. Agora poderão retornar e dar seguimento a suas vidas”, ressalta.

Para o diretor da Defesa Civil, Valberto Dell’Antonia, é preciso realizar um trabalho preventivo. “Hoje essas famílias poderão ir para um lugar plano e seguro, porém, nossa missão é trabalhar justamente para que em nenhum momento precisem retornar para áreas de risco”.
O secretário de Assistência Social e Habitação, Rodrigo Voltolini, enfatiza que quer dar continuidade à construção de novas moradias. “É motivo de orgulho realizarmos a entrega destas chaves para as famílias que viviam em lugares com risco de enchentes e desmoronamentos. Queremos utilizar estes recursos da melhor maneira, como já tem sido feito”, destaca.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jean Pirola, lembra que fez parte da força tarefa que mobilizou Brusque e região na época da enchente e que acompanhou a dor e o sofrimento das famílias que perderam ou tiveram danificados seus imóveis. “Ficamos felizes de ver que o município, em parceria com outros órgãos, está realizando esse ato e beneficiando essas pessoas que viviam em lugares de risco, ou pela cheia ou por deslizamentos”, finaliza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio