Família pelo Mundo lança livro com histórias da viagem feita em 65 países

Financiamento coletivo é realizado para auxiliar com custos de impressão do diário de bordo da família Tomasi, de Brusque

Família pelo Mundo lança livro com histórias da viagem feita em 65 países

Financiamento coletivo é realizado para auxiliar com custos de impressão do diário de bordo da família Tomasi, de Brusque

Uma aventura que durou 24 meses e percorreu 65 países agora ilustra 384 páginas de um livro com 400 fotos, que deverá ser lançado em setembro, tanto no impresso como no digital. A história do casal Jocemar Paza Tomasi, 39 anos, e Adriana Tormena Tomasi, 38, junto com os filhos Júlia, 8, e Miguel, 6, de Brusque, faz com que o leitor embarque junto na viagem e experimente as melhores vivências da Família pelo Mundo, como são conhecidos.

Para viabilizar o lançamento do livro, a família realiza um financiamento coletivo para auxiliar com os custos de impressão. O financiamento é online, com prazo de 50 dias e ocorre pelo site Catarse. O objetivo é arrecadar R$ 29,3 mil, ou seja, a família precisa vender neste período 450 livros para atingir o valor. “É uma campanha tudo ou nada. Se não alcançarmos o objetivo até o fim do prazo, o dinheiro de quem comprou é devolvido. Mas temos esperança de conseguir, até porque a história é bastante emocionante”, explica Jocemar.

No site, o livro é vendido com desconto e ainda com frete incluso para todo o Brasil. A intenção da família é lançar o livro físico no fim de agosto, em um evento em Brusque. Além disso, o casal revela que para as pessoas de Brusque que comprarem o livro pelo site, pretendem fazer a entrega em mãos, com uma dedicatória especial.

A viagem pelo mundo da família encerrou em fevereiro de 2014. Desde então, os quatro não haviam participado de nenhum evento. Entretanto, na Fenajeep deste ano, a família esteve presente com a van adaptada, uma Peugeot Boxer, a qual fizeram todo o percurso de 145 mil quilômetros. “Divulgamos em nossas redes sociais que estaríamos na Fenajeep e nos surpreendemos, pois diversas pessoas vieram para Brusque, especialmente para nos conhecer pessoalmente”, conta Adriana.

O livro da Família Pelo Mundo foi escrito ainda durante a viagem. Jocemar conta que no meio da aventura tiveram a ideia de transformar o diário de bordo em um incrível livro. Assim, os quatro tiveram participação na escrita. As crianças, que no início tinham 3 anos e 9 meses, e 1 ano e 9 meses, auxiliaram com desenhos. Pouco tempo depois, Júlia já havia aprendido a ler e escrever e começou a fazer o seu diário de bordo, que também faz parte do livro.

Objetivo de vida
O casal explica que iniciam o livro falando sobre o planejamento para a viagem e seus objetivos assim que casaram, em 1999. “Colocamos como meta que trabalharíamos até os 35 anos e depois iríamos curtir nossa vida com nossa família”, conta Jocemar. Ele ressalta a importância de colocar metas na vida, pois assim, o que for planejado realmente acontece.

A viagem da família se tornou diferenciada, pois o casal foi o primeiro do país a dar a volta ao mundo com duas crianças pequenas. Por isto, Jocemar, inclusive, encaminhou e-mail para o Guiness Book para contar o feito e tentar entrar para o livro dos recordes. Mas até o momento não houve nenhuma resposta.

A aventura da família percorreu quatro continentes, passando pelo extremo norte do Alasca, extremo leste da Rússia, Oriente Médio até o coração da África. Além disso, os quatro conheceram também o extremo sul do planeta, na cidade de Ushuaia, sentiram o calor de 55 graus no sul do Irã e os 39 graus negativos da Sibéria. “Chegamos a ficar sete dias sem banho e comemos muito “miojo com ovo”, conta o casal.

Porém, no meio do trajeto, conheceram muitas pessoas que os ajudaram muito. “O melhor dessa experiência é ver que ainda existem muitas pessoas boas, que fazem o bem. Fizemos muitos amigos em vários países que mantemos até hoje, e muitos já vieram nos visitar”, relata Jocemar.

Nova aventura
Depois de percorrer os 65 países, a família aventureira não pensa em parar por aí. No começo deste ano já viajaram para o Maranhão e agora, planejam outra viagem com destino a ser estudado. A preocupação no momento do casal é devido aos estudos dos filhos. Porém, já estão em busca de informações sobre o homeschooling – ensino doméstico.

Jocemar e Adriana contam que no início da viagem foi difícil lidar com a saudade de casa e dos amigos. Entretanto, perceberam que a mente fantasia mais do que a realidade. “Sentimos falta, claro, aqui é nosso lar. Mas a cabeça costuma multiplicar esses sentimentos”, diz o patriarca da família.

Quando voltaram para Brusque, o casal conta que foi bastante diferente. Voltaram com nova visão de mundo e de vivência. “É quase um renascimento, pois a gente volta percebendo coisas diferentes e que a vida não é só beber e comer. Tem muita coisa a se fazer”, comenta Jocemar.

Quando sentem saudades das viagens, a família vai para o quintal de casa, apaga as luzes, deita na grama e fica observando as estrelas. “Às vezes fazemos pique-niques pelo quintal também. Tentamos fugir do que o capitalismo e a mídia impõe e tentamos educar nossos filhos de uma maneira diferente, pois nós podemos fazer a diferença na vida deles com os valores básicos”, afirma o casal.

Prepare-se para uma viagem ao mundo

www.catarse.me/familiapelomundo
www.familiapelomundo.com
www.facebook.com/livrofamiliapelomundo
WhatsApp (47) 98463-3432

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio