FCF propõe à CBF que campeão do hexagonal fique com a vaga na Série D

Caso pedido seja aceito, Bruscão volta a sonhar com a vaga na competição nacional

FCF propõe à CBF que campeão do hexagonal fique com a vaga na Série D

Caso pedido seja aceito, Bruscão volta a sonhar com a vaga na competição nacional

Os jogadores do Brusque ganharam uma motivação a mais para o confronto com o Atlético-IB neste domingo (9). Após sentirem o baque com a perda da vaga no quadrangular e consequentemente darem adeus às chances de disputar a Série D do Brasileirão, uma reviravolta pode fazer com que o clube volte a ficar vivo na busca de uma das vagas para a competição nacional. 

Leia na Prancheta MDD

Uma articulação do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto Filho, junto à CBF, deve fazer com que o hexagonal final do Campeonato Catarinense premie o melhor classificado, entre as equipes que não têm divisão, com a segunda vaga catarinense na Série D. O dirigente máximo do futebol estadual, inclusive, já teria entrado em contato com a entidade e conversado com presidentes dos clubes envolvidos na disputa para comentar sobre a possibilidade. 

Danilo Rezini diz ter recebido uma ligação na quarta-feira (5). O presidente do Bruscão está confiante de que a iniciativa possa beneficiar a equipe e, segundo ele, corrigir um equívoco no regulamento. “Se o Metropolitano já ganhou a vaga na Copa SC, nada mais justo do que a outra seja para o Estadual. Senão, estaremos valorizando mais a Copa SC do que o próprio Estadual”. Caso o remanejamento de vaga se confirme, quem deve ficar fora da disputa nacional é o Guarani de Palhoça, terceiro colocado da Copinha. 

Segundo Rezini, ainda não há um prazo específico para que a diretoria do Brusque tenha uma resposta afirmativa. A expectativa é de que ela saia no início da próxima semana. Mesmo ainda sem confirmação oficial, o dirigente acredita que dificilmente o pedido não será aceito. “O Delfim me comunicou que já entrou em contato com a CBF. Não vemos porque o pedido não ser aceito. Trabalhamos com a perspectiva de uma resposta positiva nos próximos dias”, diz.
Planejamento passa pela competição
A possibilidade de disputar a Série D ainda este ano pode mudar o cenário do Brusque. A alternativa é vista como a grande salvação para o segundo semestre do clube. A diretoria brusquense admite que passa por uma eventual conquista da vaga na competição nacional um processo de reestruturação do clube. Se ficar sem a vaga, o Bruscão fecha as portas em 12 de abril, data de encerramento do hexagonal final. “Temos que nos planejar. Fazer uma boa competição e buscarmos essa vaga para termos calendário”, observa Rezini. 

Segundo ele, uma possível vaga na Série D permitirá que a diretoria, “acabando a competição, possa fazer uma reavaliação do futebol e financeira para planejar o grupo para o restante da temporada”. A possibilidade de esticar o calendário e de angariar novas receitas pode dar fôlego até mesmo para a diretoria manter boa parte do elenco para o Catarinense do ano que vem. Além da Série D, o Bruscão ainda pode levar de brinde a terceira vaga catarinense na Copa do Brasil de 2015 caso seja o campeão do hexagonal. 

Injeção de ânimo
Entre os jogadores, a possibilidade de disputar a Série D é vista com euforia pelos atletas. O atacante Ricardo Lobo admite que a notícia dá uma injeção de ânimo no elenco, que após empatar em 0 a 0 com o Juventus, na estreia, já se reapresentou na quinta-feira (6) para o duelo diante do Atlético de Ibirama. “Isso é bom para os jogadores, para o Brusque, que terá calendário no segundo semestre, e para o torcedor. É bom para todos”, comenta.

Ele assume que a situação gera uma responsabilidade a mais no grupo, que por muito pouco não ficou entre as quatro equipes que disputam o título do Estadual. “Pelo que estão dizendo, somos favoritos (para o hexagonal), mas isso não quer dizer nada. Temos que manter um bom futebol e realizar o nosso trabalho para nos classificarmos”.

Minuto a Minuto
Acompanhe os principais lances da partida através da transmissão ‘minuto a minuto’. A programação inicia às 15h45 já com todos os detalhes do jogo deste domingo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio