Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Feiras e festas tradicionais de Santa Catarina estão desaparecendo por falta de bom senso

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Feiras e festas tradicionais de Santa Catarina estão desaparecendo por falta de bom senso

Raul Sartori

Exílio dos corruptos
Muitos moradores nativos do balneário Jurerê Internacional, no norte da Ilha de SC, não conhecem os vizinhos que vieram de fora. É que alguns destes não fazem nenhuma questão. Ali é seu esconderijo e querem mesmo é ficar anônimos. Quem mora ao lado só vai saber, não sem espanto e perplexidade, de quem se trata, no noticiário policial nacional, quase sempre depois de um vai-e-vem frenético de viaturas da Polícia Federal, o que está virando rotina. Por ali se constata que aquela ostentação milionária de uns e outros é toda sustentada por (e com) malfeitos.

Excessos
Feiras e festas tradicionais, até as mais singelas, como quermesses de paróquias, estão sendo quase que criminalizadas e desaparecendo em SC por falta de um mínimo de razoabilidade nas ações de fiscalização quanto a especificidades na segurança, organização e preparo dos alimentos. A situação foi manifestada em reunião de reitores de santuários católicos catarinenses, em Nova Trento. Até o arcebispo metropolitano, dom Wilson Tadeu Jönck reclamou dos excessos.

Medalha revogada
Em decisão histórica e por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária de anteontem projeto de lei que revoga a outorga da Medalha Anita Garibaldi, a mais importante honraria do governo catarinense, ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está preso em Brasília. A homenagem foi entregue a Geddel em 10 de março de 2010, por indicação do então governador Luiz Henrique da Silveira. O objetivo era agradece-lo pela liberação de recursos para SC, que em 2008 havia sido castigada por inundações em várias regiões, principalmente no Vale do Itajaí.

Quem viu?
Há uma bem intencionada lei em SC que obriga instituições de ensino públicas e privadas a exibir, em local visível e de fácil acesso, os resultados obtidos em avaliações educacionais oficiais. Sim, bem intencionada, mas absolutamente ignorada. Uma pena, porque orientaria o processo de escolha de escolas e universidades pelas famílias e pelos estudantes.

Ricos e pobres
Para avós ricos, sobrevém filhos nobres e netos pobres, diz um adágio popular. Os casos e exemplos tristes e recentes de impérios econômicos em várias cidades de SC, que simplesmente desaparecerem por brigas entre familiares na condução dos negócios, é que estão enchendo a agenda de cursos especializados em melhores práticas de governança familiar.

Tempos loucos
Ontem, penúltimo dia de inverno, os sistemas de informação meteorológica em SC informavam que a temperatura máxima seria de 36 graus, acentuando ainda mais o nível crítico dos rios no estado.

Homenageado
Sobrevivente do acidente aéreo da Chapecoense e atual embaixador do clube, o ex-goleiro Jackson Follmann foi homenageado com o Prêmio Brasil Mais Inclusão, sinal de reconhecimento dado pela Câmara dos Deputados à pessoa com deficiência. O ato foi no Congresso Nacional, anteontem.

Aprovado
O nome do juiz catarinense Márcio Schifler Fontes (um mané da Ilha de SC, do qual se orgulha) para o Conselho Nacional de Justiça, em vaga indicada pelo Supremo Tribunal Federal, foi aprovado na sessão de quarta-feira do Senado, sem qualquer restrição. O braço direito do ministro Teori Zavascki é tido como um dos experts na operação Lava Jato. Questionado sobre o descumprimento do teto salarial, defendeu que a lei precisa ser cumprida, mas não só pelo Judiciário, mas também pelo Ministério Público, advogados da União, auditores da Receita Federal e outras carreiras do poder público.

Novas leis
Em Videira, ontem, o governador Raimundo Colombo sancionou duas novas leis estaduais, ambas originárias de projetos do deputado Natalino Lázare. A primeira institui o Vale das Frutas na região do Meio-Oeste, e a segunda acrescenta a palavra “espumante” à lei já existente que denomina a cidade de Videira como a Capital Catarinense da Uva.

Susto
Participantes do evento TCE em Debate, esta semana, no Tribunal de Contas do Estado, se assustaram com informação da advogada Lenir Santos, ex-secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. Informou que há hoje 800 mil ações individuais, envolvendo R$ 7 bilhões, pleiteando algo na saúde, na maioria das vezes fora dos regramentos do SUS e dos planos de saúde dos autores das demandas. Culpa a ausência de políticas públicas, vácuos legislativos e à facilidade do sucesso de pedidos individuais na Justiça.

DETALHES
Homenageado como Amigo da Leitura, o escritor brusquense Saulo Adami distribuiu 100 livros gratuitamente, ontem, ao autografar, na 9ª Feira do Livro de Brusque, seu 100º título, “Estrada de Papel” (Nova Letra, 2017).

Com surpreendente atraso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu nota oficial, quarta-feira, em solidariedade à UFSC pelo que aconteceu nos últimos dias.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio