Fenarreco recebe cerca de 24 mil pessoas no primeiro fim de semana

Com público acima do esperado, organização terá de remodelar estrutura para os próximos dias

Fenarreco recebe cerca de 24 mil pessoas no primeiro fim de semana

Com público acima do esperado, organização terá de remodelar estrutura para os próximos dias

A 29ª Fenarreco encerrou as atividades do primeiro fim de semana com a presença de cerca de 24 mil pessoas. O público superou as expectativas da organização, que terá de reorganizar a infraestrutura. Segundo o secretário de Turismo, Norberto Maestri, o Kito, foram verificadas algumas deficiências nos atendimentos, principalmente dos caixas. Ontem à noite, integrantes da secretaria e colaboradores se reuniram para encontrar soluções.
“Não esperávamos atingir tanto público nesses primeiros dias. Superou tudo o que prevíamos. Estamos repensando a infraestrutura. Vimos longas filas nos caixas e temos de mudar isso para que a partir desta semana estejamos de cara nova. Queremos que as pessoas se sintam confortáveis e seguras na festa, para isso temos de nos organizar ainda mais”, afirma Maestri.

Desde quinta-feira, mais de 55 mil visitantes passaram pela festa. Sábado registrou o maior público, com cerca de 17 mil pessoas. Entre elas estavam o instrutor de trânsito Alexander Rodrigues Viana e a enfermeira Renata Oliveira Ribeiro, de Itajaí. Pela primeira vez na festa, o casal aprovou a música e a culinária alemã.
“Nós gostamos da cultura alemã e já frequentávamos a Oktoberfest de Blumenau. Sempre queríamos vir e hoje de última hora decidimos. É uma festa mais familiar que a Oktober, dá para trazer desde crianças até idosos. Achamos muito interessante por isso. E comemos marreco também, estava uma delícia. Pretendemos vir nos próximos anos de traje típico para entrar de vez no clima”, afirma Viana.

Enquanto o instrutor de trânsito e a namorada planejam vir de traje típico na próxima edição, a família Faian compareceu trajada pela primeira vez neste ano. Amanda – mãe -, Fernando – pai – e Eduarda – filha – se vestiram para “ficarem mais à vontade”. Segundo Amanda, os trajes aproximam os visitantes da cultura alemã.

“Nos sentimos em casa vestidos assim. E a festa está nota 10 e cada vez mais para a família. A Eduarda se encantou com os três marrecos da entrada e não queria sair de lá. No início ela fica com um pouco de medo da música, mas logo se acostuma e brinca bastante. Além de aproveitarmos para brincar com ela, também revemos amigos e nos divertimos bastante”, comemora a mãe.

Melhor vitrine

No sábado, 11, à noite ocorreu a premiação do concurso “Melhor Vitrine Temática da Fenarreco”. Novidade na edição deste ano, a competição reuniu 12 estabelecimentos comerciais e teve como objetivo resgatar a tradição alemã e incentivar o comércio a entrar no clima da principal festa do município. A Camicerie Laura Cattani foi a grande vencedora.

Com 52,50 pontos, a loja recebeu, além do troféu, um camarote VIP para 15 pessoas e 30 cartões de chope para o dia 17 de outubro. Entregue pelo prefeito Paulo Eccel e pelas realezas mirins, a premiação será dividida entre os colaboradores. É o que afirma a proprietária da loja, Aparecida Leite.

“Nós tentamos fazer uma vitrine que valorizasse a cultura da festa e também que atraísse as crianças, já que estamos no mês delas. Não fizemos a decoração com o objetivo de ganhar, queríamos somente contribuir para a divulgação da festa. Mas para a loja, é muito importante receber um prêmio como esse. O comércio precisa participar ainda mais da Fenarreco. Nós notamos que em Blumenau, os blumenauenses respiram a Oktober, aqui nós também temos de respirar a Fenarreco”, diz.

Com 51,30 pontos, a loja Secretas Perfumaria e Cosméticos conquistou o segundo lugar e recebeu 40 cartões de chope e 20 ingressos para o dia 17 de outubro. A Cooperjako Material de Construção ficou com a terceira posição, com 49,50 pontos e garantiu 20 cartões de chope e 10 ingressos para a mesma data.

Dia das Crianças

Nesta segunda-feira, 13, das 13h às 18h, os visitantes terão livre acesso aos brinquedos do parque de diversões em comemoração ao dia das crianças – celebrado ontem. Personagens do Beto Carrero World e brinquedos do Sesc também farão parte das atrações, das 13h às 15h.

Programação

Segunda-feira, 13/10  (entrada livre)
11h às 15h – Regas Buam
13h às 15h – Atrações do Beto Carrero World
16h às 20h – Musikfreunde
18h às 21h – Banda Sintonia Sul
20h à 0h – Alpenmusikanten
21h às 21h30 – Grupo Folclórico
21h30 à 00h – Choppmotorad

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio