Festa de Nossa Senhora de Azambuja deve reunir cerca de 30 mil fiéis

Realizada no Complexo de Azambuja, a festa iniciou as comemorações religiosas no dia 12 deste mês

Festa de Nossa Senhora de Azambuja deve reunir cerca de 30 mil fiéis

Realizada no Complexo de Azambuja, a festa iniciou as comemorações religiosas no dia 12 deste mês

Neste fim de semana ocorre um dos eventos mais tradicionais de Brusque: a festa de Nossa Senhora de Azambuja. Com 121 anos de história, a celebração deve receber cerca de 30 mil visitantes ao longo dos dois dias.

Realizada no Complexo de Azambuja, a festa iniciou as comemorações religiosas no dia 12 deste mês com as novenas preparatórias. As cerimônias ocorrem todos os dias às 19h e culminam na missa de amanhã.

Ainda no sábado, antes da missa das 19h, ocorre uma celebração religiosa para as comunidades e para os trabalhadores, às 16h. No mesmo dia – após a missa das 19h – também é realizada uma procissão luminosa ao Morro do Rosário com a Oração do Terço. Em seguida, ocorre um show pirotécnico.

No domingo, a missa solene está marcada para às 10h. Presidida pelo bispo auxiliar emérito de Florianópolis Dom Vito Schlickmann, a cerimônia também contará com a presença de festeiros e de autoridades.

Para o padre Nélio Roberto Schwanke, vigário paroquial do santuário e diretor do hospital Azambuja, a festa é importante para os fiéis porque, por meio dela, eles podem manifestar a devoção por Nossa Senhora.

“A nossa festa é diferente das demais existentes por aí. Ela não é uma Oktoberfest e nem uma Fenarreco onde as pessoas vão para o lazer, para comer, para beber e para diversão. O sustento maior da nossa festa é a fé e a devoção por Nossa Senhora. É por isso que a comunidade se reúne”, diz.

Embora o carro-chefe da festa seja a fé dos visitantes, o padre também destaca que, com o passar dos anos, a igreja procurou oferecer alternativas de diversão para a comunidade e para os visitantes em geral.

“Temos o churrasco, a comida quente, o lazer, a parte do bingo, a roleta com prendas. Todas as coisas muito boas. Temos que agradecer a comunidade, porque ela doou os brindes que a gente recebeu e disponibilizará nos jogos”, afirma.

O dinheiro arrecadado na festa, segundo o padre, será destinado para a manutenção do hospital, do seminário e do santuário. Do valor total, o hospital e o seminário receberão 33% cada e o santuário receberá 34%.

Para o festeiro Ademir Pereira, a festa de Nossa Senhora de Azambuja é a mais importante de Brusque. Pereira costuma contribuir frequentemente com o evento e exalta o apoio da comunidade e dos demais festeiros.

“Sempre foi uma festa não só do brusquense mas de todo o estado. Porque Nossa Senhora de Azambuja é uma santa que já fez milagres em Brusque. E ela realmente traz muitos fiéis que vêm agradecer”, diz.


Programação

Sábado
16h – Missa para a comunidade e para os trabalhadores
19h – Missa e, após, procissão luminosa ao Morro do Rosário com a Oração do Terço, seguida por show pirotécnico

Domingo
7h30, 10h, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 19h – Missas e atendimentos de confissões
10h – Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar emérito de Florianópolis Dom Vito Schlickmann

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio