Festa de Santo Antônio mantém a tradição no Lageado Alto

Comemorações acontecem no oratório que tem mais de um século

Festa de Santo Antônio mantém a tradição no Lageado Alto

Comemorações acontecem no oratório que tem mais de um século

Neste final de semana os guabirubenses comemoraram mais uma festa em honra à Santo Antônio no oratório que leva o nome do santo. 

A festa que acontece no bairro Lageado Alto, na capelinha erguida ha mais de um século pelos imigrantes de origem trentina que colonizaram a região. 

A neta de um dos fundadores da festa, Salvelina Censato Covalky, 50 anos, lembra que frequenta o Oratório Santo Antônio desde menina. 

– Meus avós começaram a construir a primeira igreja, meus pais ajudaram nas outras e nós, ajudamos a construir essa, de pedra. 

Salvelina observa que muita coisa mudou com o passar dos anos no local que rodeia a ermida: agora há galpões para realizar a festa, estacionamento amplo e estrada aberta. Antigamente, o acesso era por uma ‘picada’ no meio do mato e uma capelinha toda de madeira. 


Tradição do sino

Como todo mundo sabe, Santo Antônio, é santo casamenteiro. No Lageado Alto, diz a lenda que para arranjar casamento basta tocar o sino do oratório três vezes. Dona Teresinha Selva, 48 anos, garante que funciona.  

– Mas tem que ser três vezes. Comigo funcionou, tanto que conheci meu marido aqui, numa festa de Santo Antônio e começamos a namorar num dia 13 de junho. 

**Na edição de terça-feira, 19, confira mais histórias da festa no Oratório Santo Antônio, no Lageado Alto, Guabiruba.  
A construção é de 2008, mas no local há um oratório desde 1908 – Crédito: Sarita Gianesini
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio