Festas de fim de ano, férias e calor movimentam Brusque

Grande parte dos estabelecimentos está fechada mas é possível encontrar opções

Festas de fim de ano, férias e calor movimentam Brusque

Grande parte dos estabelecimentos está fechada mas é possível encontrar opções

Com as festas e feriados desta época do ano, e as férias escolares e nas indústrias a cidade fica vazia e sem alternativas para quem prefere passar o fim de ano em Brusque, certo? Nem tanto.

A reportagem do Jornal MDD tem acompanhado a movimentação da cidade e constatou que com as grandes redes de lojas abertas, a movimentação continua, embora o clima de férias continue no ar. A maioria das lojas pequenas, restaurantes, postos de serviços, salões de beleza e galerias estão fechados, mas mesmo assim o centro está movimentado. Farmácias, supermercados, grande parte das lojas e alguns restaurantes estão abertos. Nos bairros praticamente todos os estabelecimentos estão fechados, com exceção das grandes lojas do bairro Santa Terezinha.  

Eduarda Morgana da Silva mora em Balneário Camboriú mas vem todos os dias a Brusque para ajudar na administração do restaurante que a família adquiriu, no centro, há três meses. Ela contou que o pai, que é morador de Brusque, percebeu a oportunidade e investiu no empreendimento, e os resultados têm sido bons. “Até o Natal o movimento foi grande por causa das compras de fim de ano, o que foi muito bom. Vamos continuar abertos para sabermos se compensa.”

A maioria dos restaurantes da cidade estão fechados, o que acaba sendo bom para quem abre. É o que garante Gilnei Klein Ibing, que foi dono de restaurante por oito anos. Ele ajuda um amigo no funcionamento de um restaurante no bairro Santa Terezinha, um dos mais movimentados depois do centro. Segundo Gilnei, nesta época do ano a maioria dos clientes são turistas que passeiam pela cidade, já que os funcionários das indústrias da região estão em férias coletivas. “Não haveria movimentação suficiente de clientes para todos os estabelecimentos, então para os que abrem acaba sendo bom”. Gaúcho que há 16 anos mora em Brusque, ele explica que no decorrer dos anos a quantidade de clientes diminuiu um pouco por causa da concorrência, mas que a frequência é sempre boa.

  
Clima: mocinho e vilão

Hilda Maria de Oliveira, proprietária de uma loja de roupas no bairro Santa Terezinha há 21 anos, conta que tudo depende do clima. “Nesta época vendemos muito para quem vem para a praia, então quando chove a loja fica cheia de gente. Mas quando o dia está bonito, os turistas aproveitam o sol na praia.”

Ela conta que nos últimos anos as pessoas têm optado mais pelas férias fora de Brusque. “Com um poder aquisitivo maior, as pessoas da nossa região vão mais para as praias no verão, para descansar, relaxar. A maioria dos nossos clientes, nesse período, são pessoas de fora da cidade.” Com isso, Hilda explica que se prepara melhor para as vendas para o atacado, mas que o ritmo é constante. E, claro, torce para vir a chuva: “já que estamos aqui para trabalhar, torcemos por chuva para que as pessoas venham comprar”. Ela afirma que o pior mês para as vendas é o de fevereiro e que, por isso, programa as férias, bem curtas, para janeiro.

Já Alquiria Gazdzicki, dona de uma sorveteria há 10 anos, também no bairro Santa Terezinha, conta que só fecharam o estabelecimento no dia 25 de dezembro e fecharão no dia 1º de janeiro de 2013. Nos demais dias abrirão normalmente, esperando muito sol e calor. Para ela o melhor período do dia é à tarde e à noite. “Ficamos abertos até às 22h e nesta época atendemos cerca de 100 pessoas por dia”. Ela conta que esse ano têm sido melhor que os anteriores, por causa do calor, e que está ficando cada vez melhor.   


Serviços da Prefeitura

Os serviços essenciais à população, prestados pela Prefeitura de Brusque, estão funcionando em sistema de plantão até o dia 6 de janeiro de 2013. O atendimento retorna ao normal no dia 7 de janeiro em todas as repartições públicas da administração municipal. Confira:

-Prefeitura 
A sede administrativa estará fechada.

-Saúde
Permanecerão com os atendimentos de urgência e emergência das respectivas regiões a UBS Limeira, a UBS Steffen, a UBS Águas Claras e a UBS Dom Joaquim. O horário será das 8h às 14h (sem fechar para almoço) nos dias 27 e 28 de dezembro e do dia 2 ao dia 4 de janeiro de 2013. A Policlínica Central estará aberta das 8h às 22h, nas datas de plantão das Unidades Básicas de Saúde. Na UBS Limeira, haverá atendimento odontológico de urgência e emergência. 

-Vigilância Epidemiológica
Mantém atendimento na sala de vacina da Policlínica nos dias de funcionamento da mesma, das 8h às 11h45 e das 13h às 17h. A equipe atenderá os hospitais 24h em regime de sobreaviso.

-Vigilância Sanitária
Atendimento continuará normal, exceto no dia 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2013, quando o departamento estará fechado. Contato pelo telefone 3351-2424.

-Secretaria de Obras
Manterá equipes de plantão para serviços emergenciais de obras e iluminação com atendimento pelo telefone 3350-1960.

-Secretaria de Assistência Social e Habitação
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atenderão, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 de 2 a 4 de janeiro de 2013. De 24 a 31 de dezembro as unidades estarão fechadas.

-Samae 
Atenderá serviços emergenciais e consertos de rede. Atendimento administrativo pelo telefone 3351-0590.

-Procon 
Fará plantão interno com atendimento pelo e-mail procon@brusque.sc.gov.br. 

-Defesa Civil 
Manterá plantão administrativo e atendimento de emergência pelo telefone 199. 

-Guarda de Trânsito de Brusque
Seguirá com atendimento normal nas atividades de orientação e fiscalização de trânsito. No entanto, não haverá atendimento administrativo na Secretaria de Defesa do Cidadão.

-Fundema 
A Fundação do Meio Ambiente atenderá denúncias pelo telefone celular de plantão 8873-1826.

-Parque Zoobotânico 
Funcionará nos horários normais das 8h às 17h30. Com exceção do dia 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2013, quando estará fechado. O telefone para contato 3351-1481.

-Secretaria Turismo 
O Ponto de Informações Turísticas, em frente à Secretaria de Turismo, atenderá normalmente das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

-PAC Macrodrenagem
As obras do PAC na bacias 1° de Maio e Túnel Liner (Parque das Esculturas) continuam normalmente. Já as obras do PAC bacias Azambuja, Nova Brasília e Limeira seguiram até o dia 22 de dezembro; estão interrompidas e retornarão ao normal no dia 7 de janeiro de 2013.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio