Festival de Música de Santa Catarina reúne músicos de todo o país em Jaraguá do Sul

A segunda semana do maior festival-escola de música erudita da América Latina reserva uma intensa programação para o público, até 1º de fevereiro

Festival de Música de Santa Catarina reúne músicos de todo o país em Jaraguá do Sul

A segunda semana do maior festival-escola de música erudita da América Latina reserva uma intensa programação para o público, até 1º de fevereiro

Após uma semana de grandes apresentações e sucesso de público, que lotou os teatros do Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística praticamente em todos os concertos, o FEMUSC – 9º Festival de Música de Santa Catarina dá continuidade à sua programação.
 
Nesta segunda-feira, 27, a série Grandes Concertos traz novamente ao palco a Orquestra Neojibá – Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia,com regência do pianista Ricardo Castro, além de conjuntos formados por professores do festival. Há ainda os espetáculos do Momento Springmann e Piano Masters, apresentações na comunidade e os esperados concertos de encerramento.
Galeria
 
Todas as apresentações do FEMUSC são gratuitas, mas nos concertos e recitais no Centro Cultural precisam de ingressos que podem ser retirados na secretaria da SCAR. Informações gerais sobre o evento, a relação de programas de ensino, séries a serem apresentadas e a grade de professores convidados estão disponíveis em www.femusc.com.br e pelos telefones (47) 3373-8652 e (47) 3275-2477.
Roteiro de atrações

Grandes Concertos – Ovacionada pelo público na apresentação da primeira semana, a Orquestra Neojibá – Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia é uma das atrações dos Grandes Concertos na segunda-feira. Ao lado do Arianna String Quartet e de formações de professores, a noite terá o “Sexteto Místico” de Villa-Lobos, além dos compositores franceses Duttileux, Debussy e Ravel, que influenciaram o compositor brasileiro no início do século passado. A série Concertos Especiais segue durante toda a semana, sempre às 20h30, no Grande Teatro da SCAR, com participação do Grupo de Metais e da Orquestra Sinfônica do FEMUSC. Antes, às 20h, o maestro Alex Klein, o diretor artístico do FEMUSC conversa com o público na série Musicalmente Falando, em que discorre sobre os principais aspectos do concerto.
Momento Springmann – As apresentações de câmara recomeçam com o professor Ole Böhn e três madrigais para violino e viola de Bohuslav Martinu. Ainda nesta segunda-feira, sobem ao palco do Pequeno Teatro da SCAR o Tamayo Cuarteto, acompanhado pelo professor de clarinete Cristiano Alves, e uma formação de participantes do ProMusc com regência de Luiz Lenzi. Os professores Daniel Guedes (violino), Ricardo Castro (piano), Cláudio Jaffé (violoncelo), Marcela Mendez (harpa) e o grupo de percussão do FEMUSC são algumas das outras atrações dos concertos que iniciam às 19h.
 
Piano Masters – Os encontros na sala 201 da SCAR, às 18h, contam com a participação de alunos do programa Avançado e do ProMusc. Na terça (28), o concerto terá participação especial dos professores Alexandre Dossin e Daniel Guedes, com a Sonata nº 2  de Brahms. No dia 1º será a vez dos professores Ovanir Buosi (clarinete), Eduardo Vassalo (violoncelo) e Ricardo Castro (piano), novamente com obras de Brahms.
 
Master classes – As aulas abertas ao público acontecem novamente na quarta-feira, às 11h, nas salas da SCAR e no Centro Universitário Católica de Santa Catarina.
 
Concertos sociais – O FEMUSC segue se espalhando por Jaraguá do Sul e região. As apresentações acontecem em vários horários na sede do INSS, Hospital São José, Lar das Flores, Espaço Cultural Angeloni, Jaraguá Park Shopping, Igreja Matriz São Sebastião, Igreja Luterana da avenida Getúlio Vargas e postos da Rede Mime. Na quarta-feira (29), às 20h, as cidades de Joinville, Corupá e Timbó também terão apresentações. No dia 1º, será a vez do Teatro Municipal de Pomerode.
 
Violão plus – Diariamente, às 18h, o Museu Emílio Silva é cenário de grandes concertos de cordas, sob responsabilidade de alunos do FEMUSC e participantes do ProMusc.
 
Femusckinho e FESMUSC Jovem – Os projetos voltados para crianças e adolescentes seguem com aulas durante a semana, e a comunidade poderá acompanhar a evolução dos pequenos numa série de apresentações diárias, às 13h15, no SENAI. Ao final do Festival, dia 1º, todos se reúnem para uma apresentação especial no Grande Teatro da SCAR, às 13h30.
 
O FEMUSC – 9º Festival de Música de Santa Catarina é uma realização do Instituto FEMUSC, com patrocínio da WEG, Tractbel Energia, Zanotti Elásticos e Shell V Power; Funcultural, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Prefeitura de Jaraguá do Sul; apoio da Duas Rodas, Oesa Aimentos e Urbano; apoio de mídia do Grupo Meta 29, revista 29 Horas; e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (SDR), Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Sociedade Cultura Artística (SCAR), Vale dos Encantos Convention Visitors Bureau e Centro Universitário Católica de Santa Catarina.
Texto Livre

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio