Festival Nacional da Cuca inicia hoje

Evento segue até sábado, 5, com concurso Cuca Nota 10 do Brasil e participação do chefe e apresentador Edu Guedes

Festival Nacional da Cuca inicia hoje

Evento segue até sábado, 5, com concurso Cuca Nota 10 do Brasil e participação do chefe e apresentador Edu Guedes

Durante a manhã desta sexta-feira, 4, aconteceu a abertura oficial do Festival Nacional da Cuca, em Brusque. O evento segue até sábado, 5, no Pavilhão de Eventos Maria Celina Imhof e terá a participação do chefe e apresentador Edu Guedes. Uma das principais atrações do festival é o concurso Cuca Nota 10 do Brasil, que selecionará as três melhores cucas.

Quarenta cuqueiros de Brusque, Pomerode, Paraná e Jaraguá do Sul, participam do concurso, que iniciou logo após a abertura do evento. Dez jurados avaliarão as receitas nesta sexta-feira e cinco no sábado. Os critérios para avaliação seguirão a ordem de: aparência do produto; sabor; criatividade; viabilidade comercial e a riqueza dos ingredientes. Em caso de empate, a classificação fica com a maior nota no primeiro critério.

Para o prefeito Paulo Eccel, quando a festa é ligada na cultura da cidade, a possibilidade de sucesso é ainda maior. “A ideia do festival da cuca surgiu da alegria das pessoas de fora, quando visitamos e levamos uma cuca e não há como não brilhar os olhos e sentir o aroma ao ganhar o presente”, diz. Por esse motivo, Eccel diz que encontraram a chance de potencializar algo que é tão normal na cidade.

Por ser o 1º festival, o prefeito diz que optaram por fazer em apenas dois dias, mas que a expectativa é grande e pretende atrair cerca de cinco mil pessoas. “Espero que a população participe e se orgulhe desse produto que confeccionamos com muita qualidade e perfeição”, diz.

O Festival de Cuca segue nesta sexta-feira até as 21h30 e retorna no sábado durante todo o dia. Além do concurso, dentro do pavilhão as 13 panificadoras que fazem parte do Núcleo de Panificadora e Confeitaria da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) comercializam suas cucas. “Padronizamos o tamanho das cucas para todas as panificadoras e fizemos uma caixa personalizada para o evento, para divulgação, higiene e facilitar o transporte dos produtos”, conta o coordenador do Núcleo, Vanderlei Hassmann.

Também, durante os dois dias de evento será servido um café colonial no valor de R$ 29. “Não cobramos entrada e nem o estacionamento para que as famílias venham realmente prestigiar. Quem não quiser o café colonial tem a oportunidade de cobrar as cucas individuais”, diz o secretário de Turismo, Norberto Maestri, o Kito.

Nesta sexta-feira, 4, o público presente poderá assistir ao jogo do Brasil, pela Copa do Mundo, no telão montado no pavilhão. “Nossa praça de alimentação também estará funcionando e o concurso de cucas terá um intervalo durante o jogo”, diz Kito.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio