Filhotes de cães são resgatados de toca de tatu

Salvamento no bairro São Pedro contou com ajuda de soldados do Corpo de Bombeiros

Filhotes de cães são resgatados de toca de tatu

Salvamento no bairro São Pedro contou com ajuda de soldados do Corpo de Bombeiros

Um resgate incomum chamou atenção dos moradores do bairro São Pedro no início da tarde de sexta-feira, 1º de maio. Uma cadela abandonada pelos seus antigos donos buscava ajuda para salvar seus filhotes. Eles estavam presos em uma toca cavada por tatu na rua João Caetano.

Depois de receber uma ligação de um morador, a Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra) foi até o local e encontrou seis cachorrinhos num buraco de aproximadamente dois metros.

Conforme a vice-presidente da entidade e uma das voluntárias que participou do salvamento, Lousiane Cunha, a cadela, ainda com pouca idade e de porte médio, foi quem levou o atual morador até o local que estavam os filhotes. “O ex-dono mudou-se de cidade e abandonou ela grávida. A cadela estava muito assustada. Chegou a morder algumas pessoas, inclusive eu”, ressaltou Lousiane, enfatizando que acredita que os cachorrinhas tenham nascido há cerca de uma semana.

Devido à profundidade do buraco, o resgate precisou da ajuda de soldados do Corpo de Bombeiros de Brusque, José Eduardo Coelho e Ademir Otto Junior. Eles utilizaram enxadas e pás, e um treinamento específico para conseguir remover os cães. “Não foi um resgate difícil, demorou uns 15 minutos. Os animais estavam numa toca de tatu, bem, porém, desnutridos”, conta Otto.

Ainda segundo o bombeiro, esse foi o primeiro resgate com animais em que ele participou. “Tenho grande afinidade com os cachorros. A satisfação em salvar um bichinho é a mesma de salvar uma pessoa”, diz o soldado.

A presidente da Acapra, Lilian Dressel, afirma que é importante o trabalho em conjunto com os bombeiros. “A ajuda deles foi essencial. Eles têm os equipamentos necessários e o treinamento para esses tipos de casos. Não é algo muito habitual de acontecer, mas sempre que precisamos, eles estão à disposição”, destaca.

A cadela e seus filhotes estão sendo cuidados pelo atual morador da casa. No entanto, daqui a 30 dias, os cachorrinhos serão doados. Os interessados em adotá-los podem realizar reserva por meio da página do Facebook (www.facebook.com/acaprabrusquesc), e-mail acaprabrusque@gmail.com ou também do telefone 3211- 4171.

Filhotes estavam num buraco de aproximadamente dois metros de profundidade

 

Foi preciso utilizar-se de enxadas e pás para escavar

 

Os cachorrinhos poderão ser adotados em 30 dias
Os cachorrinhos poderão ser adotados em 30 dias

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio