Fim da greve dos bancários em Brusque

Paralisação iniciou dia 30 de setembro

Fim da greve dos bancários em Brusque

Paralisação iniciou dia 30 de setembro

A greve dos bancários está encerrada em Brusque e região. Após reunião realizada na manhã dessa terça-feira, 7 de outubro, a Caixa Econômica Federal voltou ao funcionamento. Isso porquê a contraproposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na última sexta-feira, 3 de outubro, foi aceita.

A contraproposta foi de reajuste salarial para bancos privados e Banco do Brasil de 9% no piso e de 8,5% para quem ganha a mais que essa base. Já na Caixa Econômica Federal, o aumento foi geral de 9%. O reajuste não é o ideal – tendo em vista que a reivindicação da classe era de 12,5% -, mas é considerado um avanço nas negociações. “A inflação foi de 6,5% e o crescimento dos bancos 17,7% em relação a cada funcionário. Mas teve aceitação unânime, pois tivemos um ganho real de 2,49% (no reajuste de 9%) e de 2,02% (no aumento de 8,5%)”, explica o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brusque, Mário Dada. Na região, os bancos privados e o Banco do Brasil voltaram aos trabalhos ainda na segunda-feira.

A greve

A paralisação teve início no dia 30 de setembro e, apesar de não ter tido grande adesão em Brusque e região, o balanço é positivo. “Tivemos cinco dias de greve, um ganho real, aumento diferenciado no salário e avanço em outros itens. A adesão foi um pouco abaixo, mas em nível nacional aproximadamente 10 mil agências fecharam as portas”, avalia Dada.

Entre os avanços, está a contratação de mais dois mil funcionários na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Também houve o aumento em 12,2% no Vale Alimentação. Outro ganho considerado fundamental é a compensação dos dias parados e não o desconto. A proposta da Fenaban é que funcionários que trabalham seis horas por dia, façam uma hora a mais no período de 15 de outubro a 31 de outubro e, para os que trabalham oito horas, essa compensação seja de 15 de outubro a 7 de novembro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio