Imagem desta manhã de segunda-feira,14 em Brusque. Novamente o dia promete ter altas temperaturas.

O final de semana acabou registrando vários temporais por SC. Novamente o forte calor foi o “combustível” que potencializou a formação destas trovoadas de final de tarde, típicas de verão.

Situação do rio Itajaí Mirim em Brusque nesta manhã,14.

Aqui no Vale do Itajaí Mirim, várias localidades tiveram eventos de chuva forte num curto espaço de tempo, a citar como exemplo, Tirivas em Presidente Nereu, no Alto Vale, com 66,3 mm no dia de ontem. Outro município com alto volume de precipitação foi Botuverá, onde na localidade de Ourinhos choveu 45,5 mm, sendo que deste total, 37,1 mm em 40 minutos no início da noite deste domingo, dados de minhas estações.

Já Brusque não registrou chuva excepcional, meus equipamentos de monitoramento coletaram valores considerados dentro de uma normalidade, por serem bem distribuídos ao longo do dia. Os bairros com maiores volumes foram o Centro e Rio Branco, com 25,4 mm e 24,4 mm respectivamente.

Apesar de toda esta situação que observamos ontem, envolvendo eventos de precipitação com altos acumulados, principalmente em pontos do Alto Vale, o rio Itajaí Mirim se apresenta hoje com situação dentro de uma normalidade em Brusque, visto que os temporais relatados aqui anteriormente não ocorreram de forma generalizada. Seu nível às 07h45min da manhã desta segunda-feira,14, estava em 2,43m, dados da ANA (Agência Nacional de Águas via Defesa Civil de Brusque).

Situação normal do Itajaí Mirim

O que esperar do tempo nos próximos dias

Com dados extraídos da nota publicada nesta manhã,14, pelo meteorologista Leandro Puchalski, segue a tendência do tempo para os próximos dias:

O restante da semana seguirá com o mesmo comportamento do tempo. O sol vai aparecer entre nuvens e sempre com chance de chuva de verão no período entre tarde e noite. Pontualmente essas pancadas ocorrem em forma de temporais. As temperaturas voltarão a ser destaque, sempre passando dos 30°C em todas as regiões, sendo que o calor será mais intenso nas cidades entre o Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista