FME apresenta calendário esportivo para 2014

Também foram divulgados o investimento e o número de atletas previsto para participar dos eventos neste ano

FME apresenta calendário esportivo para 2014

Também foram divulgados o investimento e o número de atletas previsto para participar dos eventos neste ano

A Fundação Municipal de Esportes divulgou na tarde desta quarta-feira, 12, o cronograma oficial de competições para 2014. Na oportunidade, foi apresentado o quadro de funcionários, o investimento de R$ 1,5 milhão e o número de atletas previsto que participarão dos eventos: em torno de 10 mil. O encontro foi realizado no auditório da Arena Brusque e reuniu dirigentes e atletas de diversas modalidades.


Competições

São mais de 30 modalidades entre esportes de participação e rendimento envolvendo todos os bairros de Brusque. A primeira competição prevista são os Jogos da Terceira Idade, realizados entre março e maio. A expectativa é que mais de 300 pessoas participem do evento na fase municipal em seis modalidades.
Em abril, também tem a realização do Moleque Bom de Bola, que deve envolver em torno de 700 crianças das redes municipal, estadual e particular. No mês seguinte, é a vez do paradesporto. O Parajasc será realizado em Chapecó, e Brusque deverá participar com aproximadamente 70 atletas. 
Entre junho e julho, serão realizadas as fases regional e estadual dos Joguinhos Abertos, para alunos de 16 a 18 anos, bem como os Jogos Escolares de Brusque, envolvendo mais de 2,5 mil atletas.
Em setembro, ocorrem as etapas regional e final da Olesc. Já, em outubro, os atletas encaram a fase regional da principal competição de rendimento de Santa Catarina, os Jogos Abertos. A etapa será em Pomerode e Brusque deve participar com cem atletas em sete modalidades. Na final, em novembro, na cidade de Itajaí, a expectativa é que a cidade seja representada por 200 atletas em 18 modalidades.
Em 2013, Brusque terminou em sétimo lugar no quadro geral de pontos e Silva afirma que a intenção é, pelo menos, manter esta posição. “O município sede quer mostrar serviço, além dos municípios que já têm tradição. A disputa de atletas é natural. Veremos como equacionar esses investimentos. Vamos tentar montar uma equipe competitiva para mantermos o lugar do ano passado”.
Participação
Durante o ano também são realizados os eventos de participação, como Festivais Escolares de Esportes, os Campeonatos Municipais de Bocha (Vale Tudo e Rafa), o Municipal de Futebol Amador, que inicia em março, além do Programa Arthurzinho, desenvolvido durante todo o ano em núcleos esportivos do município envolvendo mais de duas mil crianças.
Para agosto, está previsto a 21ª edição dos Jogos Abertos Comunitários. A competição se realiza em 22 modalidades e deve ter a participação de aproximadamente 4,5 mil atletas de 29 comunidades de Brusque. 
Para este ano, Silva afirma que mudanças podem ocorrer. Na edição passada, a competição não encerrou no prazo previsto por causa das chuvas, o que atrasou as rodadas de futebol suíço. “Vamos chamar os dirigentes em março e sugerir algumas alterações. Uma delas é que o futebol suíço seja realizado em jogos eliminatórios. A outra ideia é tentarmos uma parceira com campos de grama sintética, o que diminuiria o número de atletas em campo”.
> Confira a matéria completa na edição impressa do Município Dia a Dia desta quinta-feira, 13 de fevereiro

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio