Força-tarefa flagra 50 irregularidades no transporte de produtos perigosos na BR-470

Fiscalização se concentrou no posto da PRF em Blumenau

Força-tarefa flagra 50 irregularidades no transporte de produtos perigosos na BR-470

Fiscalização se concentrou no posto da PRF em Blumenau

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com outras nove instituições fiscalizou o transporte de produtos perigosos na BR-470, em Blumenau, nesta quarta-feira, 24. Participaram da ação Defesa Civil, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Militar Ambiental, Exército, Cidasc, Instituto do Meio Ambiente, Conselho Regional de Química, Inmetro e Secretaria da Fazenda.

A ação se concentrou no posto da PRF, no bairro Itoupavazinha. Entre os diversos caminhões e furgões abordados, os policiais rodoviários federais encontraram ao todo 50 irregularidades com base na legislação de produtos perigosos.

As infrações mais comuns foram falta de documentação e de equipamentos de segurança obrigatórios. Técnicos da Cidasc flagraram também 500 quilos de alimentos frios transportados sem refrigeração. Os produtos foram considerados inadequados ao consumo humano e descartados em aterro sanitário.

Em caso de acidente com produtos perigosos (explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis, oxidantes, tóxicos, infectantes, radioativos ou corrosivos), pode haver grave contaminação do meio ambiente e grande risco ao motorista, caso ele não disponha dos equipamentos de proteção individual obrigatórios.

PRF/Divulgação