Fórum define próximas ações de combate à violência na região

Encontro reuniu representantes de Brusque, Botuverá e Guabiruba

Fórum define próximas ações de combate à violência na região

Encontro reuniu representantes de Brusque, Botuverá e Guabiruba

Nesta quarta-feira, 11 de setembro, ocorreu a reunião do Fórum Microrregional de Atenção às Violências, em Guabiruba. O Fórum engloba Brusque, Botuverá e o município que sediou o evento, onde foram discutidos o material educativo confeccionado pela Comissão de Planejamento e Estudos para conscientização da população em geral. Também durante o encontro foi apresentado o trabalho da diretora executiva da Associação dos Integrantes do Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil 2011-2013, Erli Camargo. Ao todo participaram 33 membros representando de diversas entidades.

A presidente e psicóloga da prefeitura de Guabiruba, Gisele Cristina Schiochet Haas, explica que a missão do Fórum é desenvolver espaços participativos com a sociedade, onde buscam informar a população em prol da prevenção do enfrentamento da violência e promoção da paz. “Como somos formados por organizações governamentais e não governamentais, entidades públicas e privadas e pessoas físicas comprometidas pela temática a nossa função é discutir a violência que acontece nos três municípios e buscar uma rede de atendimento para as vítimas. Também buscamos construir um fluxograma de atendimento para as vítimas fiscais, sexual, moral, para todos os tipos de violência”, declara Gisele. 

Durante evento Erli explicou como funciona a associação e informou aos participantes a importância de possuírem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ. “Erli ajudou a pensarmos na construção do CNPJ, onde podemos vincular ao Conselho de Direitos Humanos. Com isso, facilita para nos inscrevermos em projetos do Ministério da Saúde e possuirmos recursos próprios”, afirma Gisele.
Blitz Educacional

Ainda durante o encontro foi analisado o material confeccionado referente ao dia 25 de setembro, Dia Internacional Contra Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres, Meninos e Meninas, e também o dia 24 de novembro, Dia do Combate de Não Violência contra a Mulher onde será realizada uma blitz educacional a partir das 10h, nos três municípios. “Na blitz iremos abordar carros e explicaremos sobre as duas datas e o que é o Fórum. Também divulgaremos os telefones de denúncia com ajuda do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil e Militar”, conta a presidente. 

A próxima reunião acontece no dia 9 de outubro em Brusque. Neste dia representantes do Instituto Geral de Perícia (IGP) irá explicar o funcionamento do órgão, os horários de atendimentos e exames, e protocolo de atendimento. “O IGP ainda não é nosso parceiro no Fórum, por isso impede de melhorarmos o atendimento a vítima e devido a isso é importante conhecermos o órgão”, afirma presidente do Fórum. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio