Fórum na Unifebe busca articular medidas de prevenção de desastres

III Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí é uma ação conjunta com instituições de ensino da região

Fórum na Unifebe busca articular medidas de prevenção de desastres

III Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí é uma ação conjunta com instituições de ensino da região

No dia 4 de julho, a partir das 8 horas, o Centro Universitário de Brusque – Unifebe sedia o III Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí. O evento é uma ação conjunta da Unifebe com a Furb, Unidavi, Univali e Comitê do Itajaí e será realizado no auditório do Bloco C, Campus Santa Terezinha.
  
O Fórum abordará um panorama da ocorrência dos desastres naturais no Brasil e no Estado de Santa Catarina, métodos de análise para a gestão de bacias sujeitas à inundação, bem como irá discutir o modelo HAND um método para o mapeamento generalizado de áreas de risco de inundações e mapeamento de encostas sujeitas a riscos de desmoronamento. O público alvo são os gestores e técnicos municipais ligados ao setor de planejamento, meio ambiente e proteção e defesa civil, acadêmicos e sociedade em geral.
 
O Fórum
 
O Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí é uma tentativa de integração entre os governos municipais, estadual e a sociedade civil, conforme orienta o Plano Integrado de prevenção e Mitigação de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD). Desenvolvido após o desastre de novembro de 2008 o PPRD tem a missão de congregar organizações públicas e privadas em torno da redução de risco de desastres naturais na bacia do Itajaí, promovendo uma base comum para a definição e implementação de uma política pública permanente, orientadora e reguladora.

O I Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí aconteceu em maio de 2012, no Campus I da FURB, em Blumenau, e abordou os sistemas de alerta e previsão de inundações existentes na bacia e as medidas adotadas pelos municípios. O evento contou com a participação de 128 pessoas, provenientes de diversos municípios da região.

O II Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí aconteceu em novembro de 2012, no Campus I da FURB, em Blumenau, e abordou a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal nº 12.608/2012) e a articulação de outras políticas públicas e do Sistema de Justiça com a prevenção de desastres, bem como, apresentou os resultados de pesquisas voltadas à temática dos desastres, desenvolvidas no âmbito dos projetos beneficiados com recursos da FAPESC na CHAMADA PÚBLICA PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS Nº 10/2009 .
 
Confira a programação do evento:  
 
8 h – Inscrições

8 h – Abertura (Reitor da UNIFEBE, Secretário de Estado da Defesa Civil e Presidente do Comitê do Itajaí)

9h – Ações empreendidas pela Secretaria Estadual de Defesa Civil para a confrontação de desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (Sr. Milton Hóbus, Secretário de Estado da Defesa Civil).

9h30. – Atlas Brasileiro de Desastres Naturais 1991 a 2010 – Volume Santa Catarina (Dr. Jairo Kruger, CEPED/UFSC)

10h30. –  Metodologia de análise para a gestão de bacias hidrográficas sujeitas a inundações  (Dra. Priscila Krambeck Braun, FURB)

11h30 – Questionamentos e discussão.

12h – Almoço

14h – Experiência do mapeamento de áreas inundáveis e deslizamentos no Município de Jaraguá do Sul (Geólogo Normando Zitta).

15h –  Modelo HAND e sua aplicabilidade na bacia do Itajaí (Mestrandos do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental e Prof. Dr. Adilson Pinheiro, FURB)
16h – Questionamentos e discussão

17h – Encerramento


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio