Frio deve continuar até domingo em Brusque

Estação meteorológica no bairro Santa Luzia registrou mínima de 6,7ºC nesta quinta-feira, 29

Frio deve continuar até domingo em Brusque

Estação meteorológica no bairro Santa Luzia registrou mínima de 6,7ºC nesta quinta-feira, 29

As temperaturas mais amenas registradas em Brusque nesta semana – como a mínima de 8,8ºC na madrugada de ontem -, devem perdurar somente até este domingo, 1º. A previsão da Epagri/Ciram é de que a partir da segunda-feira, 2, o tempo ficará estável, com sol e variação de nuvens, e temperaturas na casa dos 24ºC no Vale do Itajaí.

A meteorologista Gilsânia Cruz diz que durante a próxima semana o tempo ficará mais agradável – nem tão frio, mas não tão calor como na semana passada. As temperaturas aumentarão gradativamente. No domingo e na madrugada de segunda-feira deve ocorrer chuva fraca e isolada.

Já a previsão para esta madrugada é ainda de frio, com temperaturas em torno de 8ºC. Ela explica que a massa de ar frio de origem polar, comum nesta época do ano, fez com que o frio chegasse. “O clima que estava antes não era comum para o período, calorão em quase todo abril, aquilo que era fora da normalidade”.

Menor temperatura foi no Santa Luzia

A menor temperatura registrada em Brusque foi na madrugada de ontem, no bairro Santa Luzia. A informação é do blogueiro do Município Dia a Dia, Ciro Groh, que possui três réplicas de estações meteorológicas na cidade. Nesta estação, entre as 2h30 e às 3h, a mínima foi de 6,7ºC. No Centro foi 8,8ºC e no Rio Branco 8,2ºC.

Ele explica que a temperatura baixa no Santa Luzia ocorre por que o bairro está num local alto do município, cerca de 120 metros acima do nível do mar, além de estar longe da área urbana.

Groh ainda afirma que antes desta massa de ar frio, abril foi um mês atípico. Ele diz que desde 1987 Brusque não registrava temperaturas tão elevadas no mês. A média parcial nos primeiros 27 dias no Rio Branco foi de 26,8ºC, 26,9ºC no Centro e 26,1ºC no Santa Luzia. No dia 20 de abril teve recorde – 36,6ºC no Centro.

20160429_arquivo-19


Neve em Santa Catarina

O primeiro registro de neve de 2016 em Santa Catarina foi na Serra, na noite de quarta-feira, 27. A umidade elevada e a temperatura próxima a -1°C deram condições para a precipitação de pequenos flocos de neve, por alguns minutos, por volta das 21h, em Urupema e São Joaquim.

Na madrugada e amanhecer de ontem no Morro da Igreja (-3,6°C) e em Urupema (-3,2°C) as temperaturas também foram amenas. Nessas localidades, o vento forte, com intensidade variando entre 60km/h e 70km/h, deu sensação de -20°C e -22°C.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio