Fundação Cultural de Brusque apresenta programação de projetos e eventos

Projetos como o Arte em Toda Parte, o Música no Hospital e o Vamos à Biblioteca continuam na programação

Fundação Cultural de Brusque apresenta programação de projetos e eventos

Projetos como o Arte em Toda Parte, o Música no Hospital e o Vamos à Biblioteca continuam na programação

Com o objetivo de oferecer opções culturais para a população do município e levar música, arte, dança, teatro e outras opções artísticas para moradores de todas as idades, a Fundação Cultural de Brusque continuará realizando ao longo de 2016 diversos projetos, como o Arte em Toda Parte, o Música no Hospital e o Vamos à Biblioteca.

Uma das novidades é o ajuste do antigo Arte nos Bairros para o Recreio Cultural, que levará atividades culturais para as unidades escolares do município durante o intervalo das aulas. Outro projeto que promete movimentar a classe artística é o Ensaio Livre, em que a Fundação Cultural disponibilizará gratuitamente salas de dança, teatro e estúdio de música para ensaios. O espaço poderá ser utilizado mediante agendamento.

Música é o que não faltará em Brusque. Também será realizado o projeto Música Urbana, que consiste em apresentações musicais dos professores do Arte em Toda Parte no Terminal Urbano em horários alternados, o Música na Praça (antigo Chorinho na Praça), em que artistas se reunirão durante a programação do Sábado Fácil e as Esquinas Musicais, que levará apresentações musicais para diferentes bairros do município.

Além disso, a programação do ano conta ainda com eventos, como a oitava edição do Festival de Inverno, agendada para o mês de julho, durante a estação mais fria do ano; e a 16ª edição do Rock na Praça, marcada para ocorrer em agosto, no mês de aniversário de Brusque, com a apresentação de bandas com músicas próprias e covers e encerramento com show nacional.

Na programação do ano também estão os eventos realizados em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, como a oitava edição da Feira do Livro, a 4ª Semana Aldo Krieger e a Semana da Consciência Negra, além do Encontro de Terno de Reis e o apoio financeiro a projetos que visem fomentar e estimular a produção artística e cultural do município, com o edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

Vale ressaltar que eventos em parceria com o Serviço Social do Comércio, o SESC, continuarão a ocorrer.


Confira a relação completa de projetos e eventos da Fundação Cultural:

Arte em Toda Parte – Projeto de desenvolvimento artístico que oferece gratuitamente diversos cursos para mais de mil alunos.
Música Urbana – Apresentações musicais dos professores do Arte em Toda Parte no Terminal Urbano em horários alternados.
Ensaio Livre – A Fundação Cultural disponibiliza gratuitamente um sábado por mês, as salas de dança, teatro e o estúdio de música para ensaios dos artistas locais, mediante agendamento.
Música no Hospital – Leva música para as unidades hospitalares de Brusque com o objetivo de deixar o ambiente hospitalar mais alegre e confortar quem está se recuperando de algum problema de saúde.
Recreio Cultural – (antigo Arte nos Bairros) – Atuando na formação de plateia e contato com atividades culturais, disponibiliza para as escolas municipais espetáculos de música, teatro e dança.
Música na Praça – (antigo Chorinho na Praça) – Reúne artistas em um momento de descontração e alegria, durante a programação do Sábado Fácil.
Parceria SESC/Fundação – Parceria na realização de eventos.
Esquinas Musicais – Leva, uma vez ao mês, apresentações musicais para diferentes bairros do município.
Sala de Exposições – Espaço oferece a possibilidade de o artista expor seu trabalho e do público conhecer a produção artístico- cultural de Brusque e região.
Agenda Cultural – Informa os cidadãos brusquenses sobre os eventos culturais que ocorrem mensalmente na cidade. Os interessados devem enviar as programações culturais para eventos@fcbrusque.sc.gov.br até o dia 20 para ser divulgado no mês seguinte.
16º Rock na Praça (mês de agosto) – Apresentação de bandas de Brusque com músicas próprias e covers de seus artistas preferidos.
VIII Festival de Inverno de Brusque (mês de julho) – Oferece inúmeras atrações culturais, artísticas, gastronômicas nos dias da estação mais fria do ano.
Vamos à Biblioteca – Visita de escolas à Biblioteca Pública visando a formação de público leitor.
Programa Preservar – Visa proteger os bens de valor histórico, artístico e cultural de Brusque.
Aulas de Braile – Aulas de braile ministradas pelo professor Sidnei Knihs.


Projetos em parceria com o Conselho Municipal de Cultura

(Sujeito a alterações pelo Conselho Municipal de Cultura)

8ª Feira do Livro (mês de maio) – O evento conta com expositores, palestrantes e atividades artístico-culturais.
4ª Semana Aldo Krieger (mês de julho) – Oferece inúmeras atrações musicais, culturais durante as comemorações de aniversário do Maestro.
Semana da Consciência Negra (mês de novembro) – Evento marca a importância da contribuição da etnia afro na constituição da sociedade brusquense.
Encontro de Terno de Reis (mês de novembro) – Encontro preserva a tradição de Terno de Reis e Boi de Mamão na Comunidade de Santa Terezinha.
Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura – Concessão de recursos financeiros destinados a incentivar a produção cultural no município.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio