Fundema concede licença para construção da terceira subestação da Celesc

Assinatura da ordem de serviço deve ocorrer nas próximas semanas

Fundema concede licença para construção da terceira subestação da Celesc

Assinatura da ordem de serviço deve ocorrer nas próximas semanas

Durante esta quarta-feira, 25, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) concedeu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) da terceira subestação de transmissão da Celesc em Brusque.

A estrutura, semelhante as existentes nos bairros Bateas e Rio Branco, será instalada em um terreno já adquirido pela Celesc, situado na rua São Pedro, bairro de mesmo nome. De acordo com o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, esta é a última etapa antes da assinatura da ordem de serviço, que deve ocorrer nas próximas semanas.

“A licitação já foi feita e já existe uma empresa vencedora por meio de processo feito pela Celesc. Assim, a partir de agora, esperamos o presidente da Celesc e, quem sabe, o governador de Santa Catarina, para entregar esta importante obra num prazo mais rápido possível”, diz Vequi.

Ainda conforme o vice-prefeito, a instalação da subestação trará como resultado a criação de mais empregos no futuro. “Muitos empresários nos procuram para investir em Brusque ou, até mesmo, para aumentar sua produção, mas acabam tendo dificuldades por conta da energia elétrica. Num curto espaço de tempo, teríamos falta de energia, caso não construíssemos essa nova subestação”, finaliza.

A subestação
O terreno onde será instalado o empreendimento tem 4,9 mil metros quadrados. De acordo com a licença concedida pela Fundema, a subestação terá uma capacidade de 138 kilovolts de tensão elétrica.

Relembre
A terceira subestação da Celesc é uma reivindicação antiga da classe empresarial. As indústrias necessitam de grandes volumes de energia elétrica para operar na capacidade total.

Em 2012, a Celesc começou a tratar com os empresários sobre a necessidade de mais uma subestação. Porém, a burocracia fez com que vários prazos fossem extrapolados.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio