Fundema retomará projeto de arborização em Brusque

Objetivo é plantar mil mudas de árvores nativas em vários pontos da cidade

Fundema retomará projeto de arborização em Brusque

Objetivo é plantar mil mudas de árvores nativas em vários pontos da cidade

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) planeja reiniciar o seu projeto de arborização a partir do próximo mês. O projeto teve início ainda em 2014, mas no ano passado foi paralisado devido à troca de gestão na Prefeitura de Brusque.

A meta da fundação para este ano é plantar mil mudas de árvores em vários pontos do município. “Tínhamos contrato com uma empresa terceirizada que fazia este serviço, mas o contrato foi desfeito e agora estamos nos adequando a essa situação da falta da mão de obra”, diz o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger.

De acordo com ele, as mudas estão guardadas no viveiro florestal do município, prontas para serem usadas. “Ano passado chegamos a plantar 450 mudas, esse ano, a meta é chegar a mil mudas plantadas”.

Olinger destaca que, desta vez, a Fundema quer aproximar a população do projeto. “Queremos abrir para a comunidade. Os bairros que tiverem interesse podem entrar em contato com a Fundema que faremos o plantio naquela localidade”.

Ele acredita que, desta forma, é possível reduzir o vandalismo e, consequentemente, o número de mudas danificadas. “A ideia do projeto é atrair a comunidade e, assim, eles poderão atuar na fiscalização dessas mudas, vão zelar por elas e evitar que sejam danificadas”.

De acordo com ele, serão plantadas árvores nativas e também espécies que não produzem muita raiz, para não danificar as calçadas. “Já temos bastante mudas bem desenvolvidas, prontas para serem usadas”.

Para ele, a arborização é extremamente importante para o município. “Além de tornar as pessoas mais conscientes com relação ao meio ambiente, ainda reflete no clima da nossa cidade. As árvores contribuem para reduzir as temperaturas e deixam o ambiente mais bonito”.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio