Futebol americano ressurge em Brusque após seis anos sem equipe

Weavers Football já faz treinos e busca novos atletas para complementar o elenco

Futebol americano ressurge em Brusque após seis anos sem equipe

Weavers Football já faz treinos e busca novos atletas para complementar o elenco

Brusque voltou a ter representação em uma das modalidades que mais cresce no mundo, o futebol americano. Após seis anos da extinção de um pioneiro do esporte em Santa Catarina, o Brusque Admirals, surge o Weavers Football para preencher o espaço que a antiga equipe deixou.

O nome é inspirado na tradição têxtil do município, já que weaver em inglês significa tecelão. Apesar de contar com ex-atletas do Admirals, como o presidente João Carlos Caetano e o vice-presidente Eduardo Fagundes, o projeto dos tecelões está apenas no começo. Agora o objetivo é garimpar novos atletas brusquenses e da região que, assim como todos os envolvidos, sejam apaixonados pelo esporte da bola oval.

Entre o fim e o recomeço
Depois de colaborar muito com a semente do futebol americano no estado e no Brasil – o Admirals contou com atletas convocados à Seleção Brasileira no primeiro amistoso oficial da modalidade, além de ajudar a fundar a Liga Catarinense de Futebol Americano -, o time brusquense foi se dissolvendo aos poucos por problemas financeiros, como explica Fagundes. “Tinha muita dificuldade de patrocinador, e com isso houve uma fusão com equipe de Blumenau. No fim a coisa acabou se perdendo, sem foco”.

Por isso, uma das principais missões do Weavers é valorizar a cidade que representará. “Nós queremos criar uma identidade com Brusque. Temos pessoas que atuaram em outras equipes e têm experiência, mas nosso maior trabalho vai ser com os novatos, para fazer um time do zero”, diz Fagundes.

Primeira seletiva reuniu cerca de 30 interessados na Praça Sesquicentenário. Foto: Divulgação

Para tanto, foi realizado um try-out, ou seletiva, que contou com a participação de cerca de 30 pessoas. Os aprovados agora treinam e aprimoram suas habilidades tanto no campo do Santos Dumont quanto no CT do Brusque. Além disso, a equipe, com parcerias, está aos poucos estruturando e dando condições profissionais ao elenco. A empresa Ganho Máximo dá descontos para os Weavers na suplementação e o grupo treina gratuitamente na academia Fórmula Fitness.

Contudo, como o esporte exige um grande número de jogadores para as substituições entre atletas de defesa e atletas de ataque, mais try-outs serão realizados nos próximos meses para captar novos atletas. Fagundes não tem dúvidas de que a procura será ainda maior, já que o futebol americano está em clara ascensão nos últimos anos. “É um esporte muito acompanhado, e nós em Santa Catarina temos, historicamente, grandes equipes. Inclusive o campeão nacional é o T-Rex, de Timbó”, completa.

Mais seletivas estão programadas
Estão programados dois novos try-outs para captar novos atletas. O próximo será no dia 1º de julho e, o segundo em 30 de setembro, ambos a partir das 14h30. São procurados atletas entre 15 e 17 anos (com autorização dos pais) para a equipe de base, e a partir de 18 anos para o elenco adulto. O endereço das seletivas é a rua Max Heinig, número 4, bairro Steffen. Para mais informações estão disponíveis os números: (47) 99191-4465 e (47) 98803-8325.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo