Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Gaeco realiza operação na Câmara de Vereadores de Brusque

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Gaeco realiza operação na Câmara de Vereadores de Brusque

Página 3

Gaeco na Câmara
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) esteve ontem na Câmara de Vereadores de Brusque, entre 15h e 18h, em busca de informações. Os policiais fizeram cópia de arquivos do computador da assessoria jurídica e levaram um celular. O Município não foi informado do motivo da operação.


Pregão é suspenso
A juíza da Vara da Fazenda, Iolanda Volkmann, concedeu liminar em favor da empresa Daltre Construções e Terraplenagem, para suspender um processo licitatório da Prefeitura de Brusque, cujo objetivo era a locação de patrola e rolo compactador. A ação diz que a prefeitura iniciou um processo administrativo para rescisão unilateral de contrato que mantinha com a empresa para esse fim, e que este procedimento ainda não foi concluído. Mesmo assim, o governo lançou edital para novo processo licitatório com o mesmo objeto. Na visão da empresa, que foi acatado pelo Judiciário, houve um atropelo de etapas e, por isso, é ilegal a realização de novo pregão.


Obras da Casan
A Casan realiza nesta quinta-feira, 23, melhorias no sistema de abastecimento de Guabiruba. Os trabalhos acontecem a partir das 8h e para realizar o serviço será necessário interromper a operação do sistema. Com isso o fornecimento de água no município fica prejudicado ao longo do dia. Entretanto aqueles imóveis que possuem caixas de água bem dimensionadas não devem ficar desabastecidos. O abastecimento começa a se restabelecer às 16h, com a conclusão dos trabalhos. Mas como a normalização acontece gradativamente, o sistema só deve operar plenamente na noite da quinta-feira.


Mais um médico
O vereador Rafael Vargas (SD) se reuniu com o secretário de Saúde, Humberto Fornari, para discutir a situação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto. De acordo com o vereador, o posto de saúde do bairro estava enfrentado problema de falta de médico, já que a titular tirou 30 dias de férias, e não teve ninguém para substituí-la. Com o retorno da médica, as consultas se acumularam e já não há mais vagas para consultas até o fim do ano. Por isso, o secretário se comprometeu a enviar um médico de apoio para o local, para atuar três vezes na semana, para os atendimentos emergenciais.

Falta de materiais
Também foi discutido problema de falta de material para o dentista da unidade de saúde do bairro. O vereador afirma que outros postos de saúde também enfrentaram esse problema nas últimas semanas e o secretário também se comprometeu a repor os materiais, que estavam em falta devido a problemas na licitação. Ontem, a unidade de saúde do Planalto confirmou que o material que faltava já foi reposto.


Intérprete na Câmara
A sessão da Câmara de Brusque desta terça-feira, 21, foi a primeira com a presença de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Natália Lucas foi a responsável por traduzir aos brusquenses surdos o que foi falado na sessão. A participação dela na reunião foi iniciativa do vereador Rafael Vargas (SD).


Audiência pública
Uma audiência pública será realizada no dia 30 deste mês, na Câmara de Guabiruba, às 19h, para avaliar o Plano Municipal de Educação (PME), aprovado em 2015. O documento possui 20 metas e 208 estratégias para serem implantadas até 2025 e, embora monitorado anualmente, passa por avaliação e audiência pública a cada dois anos. Conforme o professor Kelwyn Pfleger, neste mês iniciou o processo de avaliação do PME. “As análises obtidas a partir desta avaliação serão debatidas na audiência. Depois, o documento segue para chancela do prefeito e retorna para a Câmara Municipal para sua aprovação final”, explica.


Eventos
A Prefeitura de Brusque realiza nesta quinta-feira, 23, duas cerimônias para inauguração ou entrega de serviços. Às 17h será realizada a cerimônia de entrega da revitalização da área de lazer da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cedro Alto. Um pouco mais tarde, às 19h, acontecerá a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rio Branco, na rua Márcio Haas.


Sessão de negócios
Quase 50 empresários de Brusque e região estiveram presentes em uma sessão de negócios realizada pela Sicredi de Brusque na segunda-feira, 20, no centro de eventos do hotel Innovare. O evento, que teve o apoio de Acibr, CDL e Ampebr, teve como objetivo oferecer um espaço de networking entre os participantes e a geração de novos negócios otimizada. Foi utilizado um software que gerencia a apresentação de cada empresa, de modo que todos os participantes se apresentem para todos.


Juiz palestra
Alunos dos cursos de Direito e Contabilidade do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) assistiram na sexta-feira, 17, palestra do juiz Hélio Romero, titular da 1ª Vara do Trabalho de Brusque sobre a incidência do trabalho infantil no estado e também sobre novas regras trazidas pela reforma trabalhista. O magistrado aproveitou para distribuir exemplares da cartilha “Trabalho infantil não é brinquedo”, material desenvolvido pelo TRT-SC com jogos e atividades voltados à conscientização de pais e filhos.


Está preso
O Município errou ao noticiar na edição de ontem que o homem que estava ameaçando os alunos da escola Gregório Locks está solto. Foi confirmado que ele ainda encontra-se preso. O erro ocorreu em virtude de informações equivocadas de que o homem novamente estaria atormentando a comunidade, repassadas ao vereador Claudemir Duarte, o Tuta (PT), o qual apresentou requerimento na Câmara pedindo mais segurança ao local.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio