Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Gelson Merisio anuncia que, se eleito, vai extinguir a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Gelson Merisio anuncia que, se eleito, vai extinguir a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte

Raul Sartori

Silêncio
Reunido com o Conselho Estadual de Cultura, anteontem, Gelson Merisio (PSD) anunciou que, se eleito, vai extinguir a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Perguntar não ofende: para tomar tão importante decisão, o candidato a governador ouviu o que tem a dizer o segmento cultural, turístico e esportivo do estado?

Somos Brasil
As antenas deste espaço captam sinais preocupantes de sulistas – e dentre eles muitos catarinenses – que não suportam saber que “apenas” os nordestinos continuam preferindo Fernando Haddad para presidente da República. A propósito, não custa lembrar a célebre frase do inesquecível escritor brasileiro Nelson Rodrigues: “Toda a unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”.

Veja também:
PSL de Brusque aproveita onda de crescimento e mira eleições municipais

Contribuição de MEIs da região de Brusque com o INSS cresce 71% em três anos

Corpo de Bombeiros estima receber R$ 1 milhão a menos com novo convênio

Pró-Haddad
Lançado anteontem, o manifesto de juristas pró-Fernando Haddad, pela defesa da democracia, que beira a 5 mil assinaturas até agora, chegou no mesmo dia à noite em SC e já tem a adesão de pelo menos 10 dos mais respeitados mestres do Direito da UFSC. Foi subscrito também pelo desembargador aposentado do TJ-SC e candidato a senador pelo PT no último dia 7, Lédio Rosa de Andrade.

Oposição na OAB-SC
Haverá oposição na eleição da OAB-SC. Será oficializada hoje uma chapa com o advogado Hélio Rubens Brasil para presidente, tendo como vice Andréia Dota.

Fake news
A Procuradoria Regional Eleitoral de SC foi a primeira do país a instaurar um procedimento preparatório eleitoral – o equivalente a um inquérito civil público – para apurar a relação das reclamações em ata feitas por eleitores no dia da eleição com a disseminação de fake news sobre a segurança do processo eleitoral.

Vingado
O empresário Luciano Hang vive em completo estado de felicidade nas últimas horas. E o motivo é um só: o PT terá que pagar a ele R$ 10 mil (que vai doar à Apae de Itajaí) como dano moral. Em janeiro comemorou, nas redes sociais, a confirmação da condenação do ex-presidente Lula. Em retaliação, o PT publicou notícias falsas envolvendo seu nome e a Havan, rede da qual é dono.

Defensor público-geral
O Senado aprovou terça-feira a indicação do advogado Gabriel Faria Oliveira para o cargo de defensor público-geral federal. Recebeu 41 votos favoráveis, duas abstenções e dois votos contrários. Oliveira atuava como defensor público federal em SC e teve sua indicação remetida ao Senado pela Presidência da República em 3 de julho. Foi  servidor do TJ-SC de 2001 e 2005. Na sequência, foi aprovado em concurso para a Advocacia-Geral da União. Ainda em 2006, conseguiu aprovação em concurso para a Defensoria Pública da União, instituição pela qual chefiou unidades no Paraná, em SC e no Mato Grosso.

Contradições
Agora só depende do governador Pinho Moreira para virar lei estadual projeto aprovado na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Leonel Pavan (PSDB), que reconhece Itajaí como a Capital Náutica do Estado de SC. E ali ao lado, Balneário Camboriú, através de sua prefeitura, repele projeto de um moderno porto turístico para receber transatlânticos de turismo. Incompreensível.

Veja também:
Projeto de lei: filhos de vítimas de violência devem ter preferência na matrícula escolar em Brusque

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Banda alemã VoxxClub sobe ao palco nas últimas quatro noites da 35ª Oktoberfest

Projeto do bem
Um pequeno mas construtivo exemplo está sendo dado pelos jovens estudantes do curso de graduação em Administração Empresarial da Udesc, de Florianópolis, que criaram um projeto social com o objetivo de arrecadar recursos para a compra de poltronas destinadas a acompanhantes de pacientes do Hospital Celso Ramos. A ideia é dar mais conforto às pessoas que ficam ao lado dos pacientes durante as internações, e com isso apoiar a própria recuperação de quem está no hospital.

Câncer de mama
A incansável deputada federal catarinense Carmen Zanotto (PPS), merecidamente reeleita, esteve à frente de um grupo da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília que ontem realizou ato, na Câmara dos Deputados, para pedir a aprovação de projeto de sua autoria que garante às mulheres com suspeita de câncer de mama a realização de exames pelo SUS em até 30 dias.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio