Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Gelson Merisio promete não nomear deputados para funções executivas em eventual governo

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Gelson Merisio promete não nomear deputados para funções executivas em eventual governo

Raul Sartori

Promessa interessante
Se o que ele jura que vai fazer se for governador se traduzir em votos, é preciso esperar o dia 28. Mas mas não deixa de ser uma promessa importante – e tomara que vire norma – a feita pelo candidato Gelson Merisio (PSD) de não nomear deputados estaduais eleitos no último dia 7 para importantes funções executivas em seu eventual governo.

Assédio
Ainda não aconteceu o segundo turno para presidente e governador e já se sabe da existência, principalmente em pequenas e médias cidades do interior de SC, de um explícito início de assédio de lideranças de vários partidos em cima dos cabeças do PSL, o partido da moda, já de olho nas eleições municipais de 2020. A orientação de cima é para que tais acenos sejam repelidos, por enquanto.

Veja também: 
Conheça os deputados estaduais e federais eleitos mais votados em Brusque 

Empresas de Brusque realizam entrevistas de emprego com venezuelanos

Pai é baleado durante assalto com reféns no Limoeiro, em Itajaí

Correção
Para a emenda constitucional 74/2017, que torna obrigatória a execução de emendas elaboradas pelos deputados no Orçamento de SC, até o limite de 1% da receita corrente líquida, não cabe veto. Aprovadas e promulgadas pelo Legislativo, não tem a interveniência do Executivo. E sendo emenda à Constituição, também não há possibilidade de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), como se sugeriu aqui. Mas muito bom seria se nessa leva de novos e jovens deputados estaduais eleitos dia 7, alguns tomassem a nobre iniciativa de fazer um movimento para acabar com aquela imoralidade, que neste ano está dando R$ 5,4 milhões para cada deputado distribuir por aí.

Nova vitória
Depois da vitória na eleição para o Senado, Jorginho Mello (PR-SC) já está trabalhando para uma nova vitória. Presidente da Frente da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional, tem conversado com os senadores e deputados federais para derrubar o veto do presidente Michel Temer e aprovar o projeto, de sua autoria, que reinclui 470 mil pequenos negócios ao Simples Nacional.

Pró-Haddad
Não há nenhum catarinense entre os 1,2 mil signatários de um manifesto pró-Haddad lançado ontem. Estão lá o ex-presidente do STF e advogado de Lula, Sepúlveda Pertence; midiáticos advogados de investigados na Lava Jato, como Alberto Zacharias Toron e Pierpaolo Bottini; e nomes ligados ao PSDB, como Rubens Naves e Belisário dos Santos Júnior.

Tapas e beijos
Na mesma segunda-feira à noite, quando divulgou uma pesquisa amplamente favorável a Jair Bolsonaro, o Ibope também resolveu fazer interessantes recortes no levantamento, apontando que enquanto o capitão da reserva do Exército tem uma imagem que respalda interesses de ricos e jovens, a de Fernando Haddad é mais associada à defesa dos pobres, dos trabalhadores e das mulheres. Mas isso parece pouco provável que mude o resultado das urnas dia 28.

Hélio Costa
O jornalista Hélio Costa (PRB-SC), que foi o deputado federal mais votado em Santa Catarina (179 mil votos), emplacou sua primeira entrevista no site da Câmara dos Deputados. Afirmou que pretende trabalhar pela revisão na Lei de Execução Penal que, para ele, “dá muita vantagem ao criminoso”. Deve atuar também para melhorar o segmento de transporte, destravando obras paradas por falta de “ação política” em SC, e cobrar maior fiscalização na aplicação do Estatuto do Idoso.

Jornada sem dano
Decisão do Tribunal Regional do Trabalho de SC, que havia considerado que a jornada diária superior a 13 horas realizada por um empregado da fumageira Souza Cruz durante cinco anos o teria privado de maior convívio com a família e com amigos, de interação com os acontecimentos do bairro e de oportunidades de aprimoramento profissional, foi derrubada no TST, em Brasília, que reclamou não haver registro de prejuízos concretos experimentados.

Veja também: 
Lei que permite regularização de imóveis já está em vigor em Brusque 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Polícia Civil prende líderes de facção criminosa em Blumenau

Ironia
O atual slogan do aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, concedido em janeiro deste ano – até 2048 – ao grupo suíço Zurich Airports, é “Seu conforto lá nas alturas”. Nada demais se o terminal oferece tanto desconforto, mas tanto, que continua classificado como um dos piores dentre todos os de capitais brasileiras.

Agenda
O italiano Enzo Vergalito, um especialista no desenvolvimento de projetos Lixo Zero na Itália, é o palestrante internacional do Inova Acats, evento promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), em parceria com a Fecomércio/SC, dia 23 deste mês, em Florianópolis.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio