Golpe do WhatsApp que promete cupom no Burger King já afetou 350 mil brasileiros

Promoção falsa também está circulando entre usuários do aplicativo em Brusque

Golpe do WhatsApp que promete cupom no Burger King já afetou 350 mil brasileiros

Promoção falsa também está circulando entre usuários do aplicativo em Brusque

O ano de 2018 mal começou e milhares de pessoas já caíram no novo golpe repassado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.Uma campanha que se passa pela rede de lanchonetes Burger King oferecendo cupons falsos de R$ 50 e viralizada no WhatsApp, é falsa, de acordo com a agência de segurança digital Eset.

O golpe segue o mesmo formato daquele que oferecia passagens aéreas gratuitas da companhia aérea Gol no Facebook e WhatsApp, no fim do ano passado.

Após clicar no link que está sendo compartilhado por mensagem no aplicativo, a vítima é levada a página de uma promoção para concorrer a um cupom de desconto na compra de lanches no Burger King.

Ao clicar em ‘ok’, a vítima acessa a página principal do golpe, onde participa de uma simulação de pesquisa. As respostas da vítima pouco importam, já que a página apresenta um prêmio fictício.

Para concluir o golpe, a mensagem induz o usuário a compartilhar a falsa promoção com mais 30 amigos/grupos, pois só assim o prêmio será liberado.

O golpe também está sendo compartilhado em Brusque, já que a rede de fast-food chegou a poucos meses na cidade. Estima-se que mais de 350 mil usuários tenham sido impactados pela tentativa de fraude em seus celulares, de acordo com o DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime da empresa PSafe.

Os riscos do golpe são que, já que os cibercriminosos têm o número do telefone da vítima em mãos, ela pode ser cadastrada em serviços de SMS pago, gerando cobranças indevidas ou são induzidas a baixar aplicativos falsos, que podem infectar o Smartphone ou computador e deixá-los vulneráveis a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

A assessoria de imprensa do Burger King confirmou que se trata de um golpe. De acordo com a rede, as promoções oficiais são divulgadas somente por meio dos canais oficiais de seu aplicativo, página no Facebook e cupom físico.

Dicas para não cair em golpes
– Use uma solução de segurança para bloquear aplicativos e sites maliciosos;
– Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou outros aplicativos;
– Nunca forneça informações pessoais para fontes não confiáveis;
– Não instale aplicativos de fontes não oficiais;
– Não compartilhe mensagens suspeitas com outros usuários.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio