Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Governador eleito fará “expurgo total” de indicados pelo MDB no governo de SC

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Governador eleito fará “expurgo total” de indicados pelo MDB no governo de SC

Raul Sartori

“Limpa”
O grupo de transição do governador eleito Carlos Moisés da Silva é todo gentileza nas tratativas com o pessoal da atual administração estadual, no Centro Administrativo do governo. E também recebe gentilezas. Mas no núcleo duro do futuro chefe do Executivo ouviu-se falar na palavra “limpa”, no significado de expurgo total de gente do MDB no governo que se instala dia 1º de janeiro.

Comando do Senado 1
Há pelo menos seis nomes cotados para a presidência do Senado. Um deles é o do senador eleito por SC, Esperidião Amin (PP). Considerado um dos mais hábeis articuladores políticos do Congresso, e respondendo a vários processos por diferentes crimes, o notório alagoano Renan Calheiros (MDB) nega o desejo, mas se sabe que não pensa em outra coisa. Socorro!

Comando do Senado 2
O grupo do entorno de Bolsonaro já ligou para Florianópolis para dizer a Amin que o presidente eleito “está na torcida” para que ele seja presidente do Senado. Até a eleição de segundo turno, o cargo era disputado quase exclusivamente pelos mais que conhecidos fichas-sujas. Mudou desde então com o eleito. Se o critério for honestidade, competência e capacidade de articulação, entre outras virtudes, Amin multiplica suas chances. A propósito: os dois são amigos há décadas. Amigos mesmo.

Veja também:
Casarão de Hugo Schlösser será ocupado por empresa portuguesa 

Família de Brusque realiza bingo para custear tratamento de menina que teve complicações após pneumonia

Cinco servidores comissionados são afastados do cargo em Brusque

E agora, Folha?
A campanha de Jair Bolsonaro não contratou o WhatsApp, Google, Facebook, Twitter e outras plataformas para o impulsionamento de posts contra o PT. Mas a “Folha de S. Paulo”, nove dias antes do 2º turno, divulgou que empresários pró-Bolsonaro – entre eles Luciano Hang, dono da rede varejista brusquense Havan – teriam contratado o serviço por até R$ 12 milhões. Hang acionou o jornal paulista e quer indenização de R$ 2 milhões por danos morais.

Recesso
O deputado estadual eleito Felipe Estevão (PSL) confirma que logo na primeira sessão de 2019 apresentará proposta de emenda constitucional para mudar o artigo 46 da Constituição estadual e acabar com o recesso parlamentar no meio de ano. É muito difícil, mas não impossível.

Quase unanimidade
O Instituto Paraná questionou, em levantamento feito esta semana, sobre o que brasileiros achavam do aumento salarial dos ministros do STF. Resultado: 89,4% não consideram justo e 89% disseram que o contribuinte não tem condição com tal imoralidade.

Royalties
O Plenário do Senado está para votar projeto de lei de autoria do senador Dalirio Beber (PSDB-SC) que impede que as receitas de royalties sejam consideradas no cálculo do limite das despesas com pessoal nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Beber diz que tais receitas, ou de compensações financeiras, são justas e podem ser de valor significativo para algumas unidades da federação, mas têm a característica de serem voláteis. Por isso não devem ser utilizadas como base de cálculo para a apuração das despesas com pessoal, que são usualmente de caráter continuado.

Veja também:
Helicóptero Arcanjo-03 foi utilizado para mais de 50 atendimentos em Brusque desde 2016 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Bandidos agridem e atiram em idoso durante tentativa de assalto, em Blumenau

Torcida
Por isso que os estádios estão cada vez mais vazios. Os próximos jogos entre o Hercílio Luz e o Tubarão, em Tubarão, poderão ter torcida única. É o que a Polícia Militar está à beira de exigir da Federação Catarinense de Futebol após a tremenda confusão no clássico local no último domingo pela Copa SC.

Conscientização
O governo do estado e o Corpo de Bombeiros de SC lançam hoje campanha de conscientização no trânsito, expondo a importância de ceder passagem para veículos de emergência. O objetivo do lançamento nesta época do ano é preparar as pessoas para a Operação Veraneio, prevendo o aumento de turistas e do trânsito em muitas cidades do Estado.

Novo mercado
Repercutiu em SC acordo assinado segunda-feira, em Salvador, entre o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, e o bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), Carlos Mineiro. Pelo acordo, engenheiros de segurança registrados no Confea e já inscritos na OEP serão reconhecidos em Portugal como especialistas em Engenharia de Segurança. “Trata-se de um novo e importante mercado que se abre para os engenheiros de segurança do trabalho”, observou a presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), Karla Zavaleta.