Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Governador Raimundo Colombo palestra pelo estado em tom de despedida

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Governador Raimundo Colombo palestra pelo estado em tom de despedida

Balanço

Há vagas
Logo após o levantamento sobre a expectativa de vendas para o Dia das Crianças no varejo, a Federação das CDLs de SC agora está apurando qual a previsão de contratações para o fim de ano, especialmente no Natal. Os números devem ser conhecidos nos próximos dias, depois de serem colhidas as respostas obtidas junto a 400 empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades de maior potencial de consumo no estado. A época é a mais importante para o comércio e concentra a maior parte das movimentações de pessoal, além de ser a temporada em que ocorre o pico no incremento de compras, envolvendo praticamente todos os segmentos. A expectativa é muito positiva.

Balanço
O governador Raimundo Colombo está começando a dar um tom de despedida nos encontros-palestra que vem fazendo em todas as 35 Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). Na última, anteontem, para 800 pessoas, em São Miguel do Oeste, fez, como nas outras, um balanço de ações, conquistas e investimentos do governo do estado. Toca, sempre, em um tema em especial: não ter aumentado impostos para enfrentar a crise. Invariavelmente, seguem-se aplausos.

Oceano Branco 1
Não poderia ser mais que perfeito o nome – Oceano Branco – da operação deflagrada ontem pela Policia Federal em que 450 policiais federais e 25 servidores da Receita cumpriram, simultaneamente, 104 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 12 conduções coercitivas e diversos sequestros de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas bancárias em SC, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. Quadrilhas atuavam de forma similar, inserindo clandestinamente cargas de entorpecente em contêineres com mercadorias lícitas a serem exportadas para países europeus. Os portos preferidos eram os de SC.

Oceano Branco 2
O que estarrece é saber que na operação, iniciada em março de 2016 na Delegacia de Polícia Federal em Itajaí, apreendeu-se seis toneladas de cocaína em 12 diferentes ações, seis no Brasil e seis no exterior (Bélgica, França e Espanha). A investigação apurou que três esquemas vinham embarcando ‘volumosa quantidade’ da droga por meio de contêineres que partiam do Complexo Portuário Itajaí-Navegantes, escondida em cargas de mercadorias como bobinas de aço, abacaxi em latas e blocos de granito.

Coincidência biométrica
O Tribunal Superior Eleitoral publicou o ranking dos estados com o maior número de “coincidências biométricas”, assim chamados os registros de título de eleitor duplicados ou múltiplos. Como era de se esperar, Alagoas ficou em 1º, com 2.868 registros. SC ficou entre os últimos, com 41 casos.

Braxit
Reportagem publicada segunda-feira pelo diário britânico “The Express” destaca o movimento separatista do Sul do Brasil, lembrando que o país vive um movimento bem semelhante à votação da Catalunha, já que o referendo não foi oficial, não é juridicamente vinculativo e é tratado por todos os lados como puramente experimental. Mas o movimento secessionista “O Sul é o meu país”, mesmo sendo um referendo não oficial, desperta interesse real, afirma o jornal. O líder Celso Deucher é destacado com uma frase: “Queremos nos livrar de Brasília; o Brasil atingiu o ápice da corrupção”.

Esperteza
Atitudes desse tipo é que fazem com que os políticos causem repulsa. O deputado federal Fabinho Ramalho (PMDB-MG) quer levar adiante um projeto de lei para criar uma margem de erro na contagem demográfica do IBGE, feita por amostragem. A ideia é incluir uma faixa de 2% para mais ou para menos. A demanda é dos prefeitos do interior de Minas, Estado do deputado, de olho em uma fatia maior do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Lógico que, se for aprovado o projeto, sempre se aplicará uma margem para mais.

Limbo
Por incrível que pareça, a UFSC precisou passar pela morte de um reitor para descobrir que sua legislação interna, estatuto ou coisa que o valha, tem redundâncias e interpretações dúbias para casos extremos, como este.

Grotão
Um novo estudo publicado ontem, baseado em imagens de satélite, mostra que o território nacional, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, tem apenas 0,63% dele de área urbana, onde vive 84,3% da população. Em SC, em relação ao seu território, apenas 3,12% é de área urbana.

DETALHES
O Índice de Custo de Vida de Florianópolis em setembro, com redução de 0,34%, consolidou uma tendência que poucos acreditavam: foi a quinta vez no ano, a quarta seguida, que a Capital registrou deflação. O acumulado dos primeiros nove meses é de 0,24% e a variação dos últimos 12 meses é de 1,01%.

A desembargadora Mari Eleda Migliorini foi eleita presidente do Tribunal Regional do Trabalho de SC pelos próximos dois anos. A votação ocorreu em sessão pública, segunda-feira. Toma posse dia 7 de dezembro.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio