Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Governador sanciona lei que obriga estabelecimentos a usarem canudos biodegradáveis

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Governador sanciona lei que obriga estabelecimentos a usarem canudos biodegradáveis

Raul Sartori

Canudos
Pela lei estadual 17.727, sancionada segunda-feira pelo governador Carlos Moises, estabelecimentos comerciais como hotéis, clubes, padarias, bares e restaurantes, bem como os serviços ambulantes de alimentação e bebidas, devem utilizar canudos fabricados com materiais biodegradáveis, esterilizáveis e reutilizáveis. E devem ser embalados individualmente, em envelopes hermeticamente fechados com material biodegradável ou reciclável.

Violência sem fim
O plenário da Assembleia Legislativa tem sido palco de fatos inusitados. Semana passada, em seu grande telão, foram exibidas, sem cortes ou tarjas, vários fotos de pessoas nuas, para mostrar em quanto anda a “balburdia” nas universidades federais. Anteontem, áudios divulgados pela deputada Marlene Fengler (PSD), causaram novo impacto. Eram de mulheres desesperadas (esposas, namoradas, noivas e filhas) pedindo ajuda à Policia Militar, em diferentes cidades do estado, diante de agressões e até mortes perpetradas por incontrolados e furiosos maridos, namorados, noivos e até filhos. Para registro: de janeiro até ontem ocorreram 26 feminicídios em SC.

Veja mais:
TJ-SC nega recurso da prefeitura e manda preservar casarão de Dom Joaquim

Secretaria de Obras inicia demolição de garagem em condomínio da Travessa Dom Joaquim 

Entidades discordam de nome escolhido pela prefeitura para praça do Souza Cruz

 

Vitoria
Porque em SC demorou-se tanto para tomar uma iniciativa a respeito, o Paraná assumiu a dianteira e levou, talvez porque nossos vizinhos mereçam a reverência mais que nós: o plenário do Senado aprovou terça-feira projeto que denomina “Rodovia Zilda Arns Neumann” o trecho da BR-369 entre a cidade de Bandeirantes até a divisa com o estado de São Paulo. O projeto segue para sanção da presidente Jair Bolsonaro. Assim, não tem mais sentido levar adiante o projeto de 2013 do então deputado federal e agora senador Esperidião Amin (PP) que dá a mesma denominação e presta (ou prestaria) a mesma homenagem, a todo o trecho da BR-101 em SC, desde a fronteira com o Rio Grande do Sul, a sul, e Paraná, ao norte. De Palhoça até a divisa com o Paraná ela já tem nome: “Rodovia Governador Mário Covas”. Lamentável e até vergonhoso se constatar que os catarinenses – suas elites políticas, em especial – foram incapazes até agora de prestar uma preito digno e mais que merecido à sua inesquecível conterrânea.

Família
Ontem foi o Dia Internacional da Família, instituído pela Organização das Nações Unidas em 1993. O Ministério Público de SC, que faz meritório trabalho em defesa dos direitos familiares, registra que nos últimos 20 anos a família foi uma das instituições que mais avançou no Brasil. A mãe solteira que cria os filhos sozinha, a avó ou o avô que cuidam dos netos, o casal homoafetivo, o filho que tem duas casas ou o casal que não quer ter filhos são exemplos que mostram como o conceito tradicional vem mudando entre nós.

Homenagem
O presidente da OAB-SC, Rafael Horn, outorga hoje à noite a medalha João Baptista Bonnassis, a mais alta honraria da entidade, ao advogado Renato Kadletz. É o reconhecimento pelos serviços prestados à advocacia catarinense desde 1978, com papel de destaque à frente de diretorias e da Caixa de Assistência dos Advogados.

Na hora H
Em cima da hora, o governador Carlos Moisés, sempre pensando nas contas cambaleantes, decidiu apoiar a realização da 19ª edição do Ironman Brasil, dia 27, em Florianópolis. Pensou no movimento em cadeia do evento, a visibilidade internacional do estado e mesmo porque não é uma prova de triathlon qualquer: tem 3,8 quilômetros de natação, 180,2 de ciclismo e 42,2 quilômetros de corrida. Para homens e mulheres de ferro.

Veja mais:
Presidente do Hospital Dom Joaquim se reúne com secretário de Saúde do governo do estado

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Tribunal de Justiça nega recurso a assassino de Bianca Wachholz

Impensável
Sinceramente, não passa pela cabeça da mais sensata das pessoas pensar que a Eletrosul, com sede em Florianópolis, pode ser encampada pela insignificante e deficitária Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica, e ser transferida para Candiota, no Rio Grande do Sul. Mas saber que isso passa pela cabeça de executivos e políticos – sabe-se com que interesses – encastelados em Brasília, é revoltante. Bairrismos à parte.

Sabor Brasil
SC é representada por 57 restaurantes – em sua maioria da Grande Florianópolis e Joinville – no festival Brasil Sabor, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC). De hoje a 9 de junho os estabelecimentos estarão com preços e pratos especiais, criados especialmente para o evento. Desta vez a tecnologia está à disposição dos clientes, que podem escolher seus preferidos pelo portal www.abrasel.online, onde também poderão votar nos melhores em inédito concurso criado para o evento.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio