Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Governo e TCE-SC sabiam de alteração na reforma administrativa que gerará mais gastos ao governo

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Governo e TCE-SC sabiam de alteração na reforma administrativa que gerará mais gastos ao governo

Raul Sartori

Farra contínua
Sobre o “jabuti” encostado no projeto da reforma administrativa aprovado pela Assembleia Legislativa, em que procuradores do estado tentam garantir um subsídio equiparável ao de ministro do Supremo Tribunal Federal, as antenas desse espaço foram informadas que as direções do Legislativo e do Tribunal de Contas estão a par de tudo desde o dia 30. A Casa Civil e Secretaria da Fazenda foram notificadas dia 31. O espanto geral é que não se fez nenhum estudo de impacto financeiro da medida, que são de dezenas de milhões, caso for sancionada pelo governador.

Agenda com Mourão
Presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-SC), o economista Paulo Roberto Polli Lobo será recebido dia 13 pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. Agenda foi confirmada ontem pelo seu gabinete. Polli vai entregar convite para o 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE), de 16 a 18 de outubro, em Florianópolis, que será extensivo ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Veja também:
MP-SC pede suspensão da obra do Shopping Center Brusque por mais um ano 

Chuvas atrasam cronograma de prolongamento da avenida Beira Rio em cerca de 20 dias 

Convênio médico entre Prefeitura de Brusque e sindicatos não será retomado

Posicionamento

A CDL de Florianópolis emitiu nota de posicionamento a favor da proposta do governo estadual em reduzir o ICMS sobre o querosene de aviação, equiparando-o ao praticado em outros 18 estados, para ganhar mais voos e novos destinos em troca. Caso contrário, SC corre o risco de ter sua malha aérea sensivelmente diminuída e, consequentemente, um aumento do custo da passagem para o consumidor final.

Consórcios
Levantamento nacional de “O Globo” mostra que nos três primeiros meses do ano, governadores de 18 estados decidiram se unir em consórcios para não ficarem parados e esperando improváveis recursos da União. Um dos primeiros funcionando é de SC, envolvendo as associações de municípios, para gestão das rodovias estaduais e municipais. O governador Carlos Moisés disse ao jornal que o resultado já alcançado não poderia ser melhor, ou seja, uma redução em até 50% nos custos de manutenção.

Hipocrisia
Sinceramente, não dá para entender tanto barulho diante da sugestão de Jair Bolsonaro de o país ter um ministro “supremo” evangélico. Não faz tanto tempo assim que se defendeu e se escolheu um negro e mais mulheres para a suprema corte. Houve aplausos. Agora vê-se uma seletiva indignação em discricionária hipocrisia.

Minguadas verbas
O Observatório dos Desastres Naturais, grupo de estudo da Confederação Nacional dos Municípios, cita Rio Negrinho, em SC, e Santa Rosa (RS), como os mais prejudicados pelo contínuo contingenciamento de verbas federais para ações de defesa civil. Rio Negrinho, de 43 mil habitantes, teve prejuízos superiores a R$ 20 milhões com temporais há quatro anos. Recebeu apenas R$ 1,2 milhão para a reconstrução de uma ponte.

Ficha técnica
A ficha técnica de “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, o primeiro filme brasileiro a vencer a premiação principal da mostra “Um certo olhar”, do Festival de Cannes, voltada a filmes com linguagem experimental, tem Nina Kopko, formada em Cinema na UFSC, como diretora assistente. Fato muito comemorado no campus. Merece mesmo.

Justiça “criativa”
Como os demais de todo país, o TJ-SC recebeu recomendação do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, para que se abstenha de editar atos normativos instituindo o chamado ‘divórcio impositivo’. É que os TJs de Pernambuco e Maranhão passaram a aceitar que qualquer um dos cônjuges possa registrar, em cartório, isoladamente, seu desejo de separação. O absurdo passou, apesar de sabidamente ser assunto de competência privativa da União. Ademais não existe no ordenamento jurídico brasileiro nada que permite que o divórcio seja realizado extrajudicialmente quando não há consenso entre o casal. Que balbúrdia!

Veja também:
Obras de ampliação do aeroporto de Navegantes iniciam em junho

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Blumenauense conquista medalha de ouro em mundial de Jiu-jítsu

Mulheres
A catarinense Anita Garibaldi é uma das 13 mulheres brasileiras que balançaram a sociedade e mudaram, com suas atitudes, a nossa forma de ver o mundo, e que integra o elogiado livro “Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil” (Editora Seguinte), das jornalistas cariocas Aryane Cararo e Duda Porto de Souza.

Bajulação
Levantamento da “Folha de S. Paulo” mostra que desde abril de 2018 foram apresentadas 23 propostas para dar honrarias a Jair Bolsonaro (PSL), à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e aos congressistas Flávio e Eduardo Bolsonaro, filhos do presidente. Nenhuma de SC.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo