Grand Prix de Futsal volta a ser sediado em Brusque depois de 13 anos

Seleção brasileira só perdeu o título em 2010, contra a rival Espanha

Grand Prix de Futsal volta a ser sediado em Brusque depois de 13 anos

Seleção brasileira só perdeu o título em 2010, contra a rival Espanha

O Grand Prix de Futsal de 2018 será realizado em Brusque de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, reunindo as seleções de Brasil, Bélgica, Colômbia, Costa Rica, Moçambique e República Tcheca. A competição é organizada pela FIFA e sempre foi realizada em cidades brasileiras. A última edição do torneio foi em 2015, com título brasileiro sobre o Irã por 4 a 3 e sede em Uberaba-MG.

No grupo A da competição estão Brasil, Moçambique e Bélgica, enquanto o grupo B é formado por República Tcheca, Colômbia e Costa Rica. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais.

A princípio, o torneio seria disputado no Parque Vila Germânica, em Blumenau, mas o município desistiu da ideia. Uma arena com custo em torno de R$ 40 mil seria montada especialmente para o evento dentro do Pavilhão da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (Proeb).

Ainda não estão disponíveis informações sobre venda de ingressos para o torneio.

Confira a tabela de jogos

30/1
16h – República Tcheca x Colômbia
19h15 – Brasil x Moçambique

31/1
16h – Moçambique x Bélgica
19h15 – Colômbia x Costa Rica

1/2
16h – Costa Rica x República Tcheca
19h15 – Brasil x Bélgica

Primeiro Grand Prix de Futsal foi em Brusque
Brusque sediou o primeiro Grand Prix, realizado em 2005 na Arena Brusque. O torneio foi basicamente sul-americano, reunindo as seleções de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Colômbia.

Foi o primeiro dos nove títulos brasileiros na competição. O time, liderado por Falcão, goleou o Uruguai por 5 a 1 e a Venezuela por 7 a 0 na fase de grupos. Nas semifinais, o Brasil venceu o clássico contra a Argentina por 2×0, e na grande final, nova goleada: 7×3 sobre a Colômbia.

Além de Brusque, outras cidades catarinenses já sediaram o Grand Prix, como Lages, Joinville, Jaraguá do Sul, todas em 2007. de forma conjunta. No resto do Brasil, Fortaleza, Caxias do Sul-RS, Anápolis-GO, Goiânia, Manaus, Maringá-PR, São Bernardo do Campo-SP e Uberaba-MG.

Brasil quer o décimo título
O Grand Prix de Futsal teve dez edições entre 2005 e 2015. Com exceção ao torneio realizado em 2010, vencido pela Espanha em final contra o Brasil por 2×1, a seleção brasileira venceu todas as outras nove edições. Era a primeira participação espanhola no Grand Prix. No total, 36 seleções já participaram da competição.

No início o Grand Prix era uma competição anual, e chegou a ser disputado por 16 seleções divididas em quatro grupos. Em 2012, devido à proximidade de datas com a Copa do Mundo de Futsal, o evento foi cancelado. Desde então, foram realizadas as edições de 2013, 2014 e 2015.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio