Trânsito de Brusque passará por grandes alterações

Prefeitura estuda implantar mudanças no sentido da avenida Bepe Roza e da rua Sete de Setembro: ambas passariam a ser mão única

Trânsito de Brusque passará por grandes alterações

Prefeitura estuda implantar mudanças no sentido da avenida Bepe Roza e da rua Sete de Setembro: ambas passariam a ser mão única

A Prefeitura de Brusque finaliza projeto que propõe alterações no trânsito de Brusque, sobretudo no sentido da avenida Bepe Roza (Beira Rio) e na rua Sete de Setembro. Segundo o projeto inicial, que deve ser apresentado à população no próximo mês, ambas passariam a ser mão única, formando um binário que ligaria o Centro ao bairro Santa Terezinha.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Mobilidade, Paulo Sestrem, a intenção é transformar a Sete de Setembro em sentido único, em direção a Itajaí, e a Bepe Roza fazendo o sentido inverso. A ideia é debater o projeto com a comunidade, antes do martelo ser batido definitivamente.

No projeto do município, as alterações seriam feitas desde a ponte Mário Olinger (ponte dos Bombeiros) até a entrada do bairro Limeira. Tecnicamente, diz o secretário, essa é alternativa para desafogar o trânsito que a prefeitura entende como a mais correta. Em relação às vias transversais e secundárias, a maior parte deve permanecer em mão dupla.

“Levaremos essa proposta às associações de moradores, faremos audiência pública, se for preciso, para levar essa alteração adiante”, diz Sestrem, destacando que o projeto prevê ainda a implantação de uma nova sinalização completa nesta área, seguindo o modelo de placas grandes (2,4 metros) já utilizado no Centro da cidade.
O secretário municipal de Obras, Gilmar Vilamoski, também está a par do projeto, e sua pasta auxiliará na revitalização das vias, que precisarão de nova pavimentação. “O mais importante é que a gente sabe onde quer chegar. Pode ser em 2015 ou em 2016, temos um objetivo, um caminho, um planejamento”, diz.

Para Sestrem, essa alteração já se faz necessária, assim como a que foi feita em 2010, logo após o primeiro ano de governo de Paulo Eccel. “Naquele momento a mudança parecia uma coisa muito louca; hoje mostra-se eficaz”. Ele justifica que a região está sobrecarregada, devido ao aumento gradual no número de empreendimentos e do volume de veículos que por lá passam diariamente.

Pavimentações
Vilamoski explica que as alterações do trânsito serão acompanhadas de pavimentação de boa parte das vias afetadas. No caso da Beira Rio, as obras serão bancadas com recursos do PAC Pavimentação, estimados em pouco mais de R$ 3 milhões. A licitação para execução desta obra está marcada para o dia 9 de outubro, às 8h30, quando está prevista a abertura dos envelopes com as propostas.

No caso do sentido inverso (ruas Sete de Setembro, Santos Dumont e Dorval Luz), o projeto de pavimentação está sendo finalizado, e o edital deve ser lançado no início de 2015. O projeto prevê, ainda, a pavimentação de algumas ruas transversais, que serão realizadas com recursos próprios do município, assim como a troca da sinalização. Também está nos planos da prefeitura a abertura de quatro novas vias, cujos locais ainda não foram divulgados.

Prolongamento da Beira Rio

O projeto para prolongamento da avenida Beira Rio, no sentido Santa Terezinha, está parado na Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), que analisará proposta de financiamento. Isso, porém, só será feito depois do período eleitoral. Essa obra já deverá ser inserida no modelo proposto, em mão única.

Transporte coletivo

Paralelamente ao projeto de alteração no trânsito, a prefeitura também prepara o edital para licitar a nova concessão do transporte coletivo urbano municipal. Nesta semana, está sendo realizada a pesquisa de principais origens e destinos dos usuários do transporte público. Segundo Sestrem, o município pretende criar uma faixa exclusiva para ônibus, em alguns trechos da Beira Rio, sem especificar quais.

Em caso de enchente

No caso da Bepe Roza ficar interditada, quando da ocorrência de cheias no rio Itajaí-Mirim, a rua Sete de Setembro volta a ser de mão dupla, em caráter emergencial. Eventuais modificações seriam informadas e sinalizadas pelo município, inclusive com acompanhamento da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo