Grupia entrega a Esperidião Amin documento com sugestões para reforma educacional
Sessão solene foi realizada nesta segunda-feira de manhã
A 7ª Semana da Família foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 15, de manhã, em uma sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. A programação, promovida pelo Grupo de Proteção da Infância e da Adolescência (Grupia) em parceria com várias entidades, teve como destaque a conferência proferida pelo deputado federal Esperidião Amin, com o tema “Estratégias de enfrentamento das ameaças contra a família, projeto de Deus”.
O evento tem o tema “Família, Projeto de Deus” e o lema “Ser Família, uma Missão!”. A programação começou no domingo, 14, com uma missa e um culto. Várias autoridades participaram da sessão solene de abertura na segunda, dentre elas os deputados estaduais Serafim Venzon e Ismael dos Santos, além de políticos e representantes de entidades da região.
Amin recebeu das mãos de José Francisco dos Santos, o Zezinho, consultor do Grupia, um documento dirigido ao ministro da Educação, Mendonça Filho, ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado que contém o posicionamento do grupo sobre a Base Nacional Comum Curricular.
Segundo breve discurso feito por Zezinho, houve a piora nos padrões educacionais brasileiros porque a escola virou local de ativismo político, com vertentes ideológicas sendo pregadas. O documento foi lido por Amin, que se comprometeu a entregá-lo, também, ao presidente da República, Michel Temer.
Conferência
Amin fez uso da palavra por alguns minutos. Em tom solene, o ex-governador discursou sobre a influência que a conjuntura do mundo tem sobre a formação da família. Ele citou as novelas, que, conforme o deputado, incentivam a não ter filhos e o divórcio.
Amin usou o termo “liquidificando os valores da família” para classificar o que está acontecendo atualmente no mundo. Na visão do conferencista, a crise da família é mundial e tem implicações na política e em todos os outros setores da sociedade.
“Os vínculos sociais, a representação política e a democracia estão em risco, não só a família”, afirmou ao plenário lotado da Câmara de Vereadores. Para ele, o extremismo é a principal ameaça aos valores familiares.
Amin também falou sobre a diversidade de religiões e defendeu que mulheres também sejam sacerdotes na Igreja Católica. O ex-governador também citou os ensinamentos do Papa Francisco, que, segundo ele, devem servir para toda a humanidade, não apenas aos católicos.
Ocorreu também uma homenagem ao pastor Joel Domingues, da Igreja Ágape, que integrou o Grupia até o seu falecimento, no final do ano passado.
A pastora Ana Pereira e os filhos, pastor Joel Filho, a psicóloga Viviane Tamarozzi e a turismóloga Vanessa Zunino, receberam uma comenda honorífica in memoriam, outorgada pela Câmara de Brusque.
O vereador Paulo Sestrem discursou sobre o pastor, de quem era amigo, antes da entrega.
Monumento à bíblia
Um monumento em homenagem à bíblia foi inaugurado na praça Sesquicentenário logo após a sessão solene. O vice-prefeito Ari Vequi representou a prefeitura na solenidade. O pastor Marcos Fagundes, presidente do Conselho de Pastores de Brusque, assinou o termo de doação do símbolo ao poder público municipal.