Inaugurado na quinta-feira, 1º de outubro, o Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay é um espaço inovador, que foge do estilo de uma academia, mesclando atividades ao ar livre com atividades indoor. Segundo os sócios José Armando Vasquez Soto, mais conhecido como Bay, e Felipe Guilherme Ristow, o objetivo do centro, além de trabalhar com grupos de corrida, é buscar o fortalecimento muscular do próprio corpo.

Além dos exercícios, Bay ressalta a importância de criar grupos onde existe amizade e socialização. Ele acredita que os resultados em termos de saúde são grandes. “Eu corro há 20 anos e senti que a corrida socializa muito as pessoas. Comecei com um hobby que deu resultado”, destaca.

Bay mora há mais de 30 anos em Brusque, e ficou conhecido por trabalhar como professor de natação na cidade. O centro de performance da academia Gaivota que ele era sócio, e posteriormente se tornou a Academia Extreme, foi onde iniciou um pequeno grupo de corrida. Na academia, muitos amigos o incentivaram a criar um grupo oficial.

Desta forma, há seis anos, Bay montou um grupo de corrida em Brusque, conhecido como ‘Grupo do Bay’. Em 2019, o grupo chegou a contar com 72 participantes, que se reuniam na praça para praticar o esporte juntos. “Com a pandemia do coronavírus, o número de participantes caiu para 57, mas novamente as pessoas estão procurando a corrida como forma de criar um vínculo”, comenta o idealizador do grupo.

Felipe iniciou na área como estagiário com o Bay enquanto ele era sócio da academia Gaivota. Posteriormente, gerenciou uma loja, mas sentiu falta de trabalhar com a educação física. Ele, que já correu dez maratonas, teve a ideia de sair da praça e montar um projeto.

Ristow entrou em contato com Bay, e após conversas, o projeto saiu do papel. “Queremos focar no lado personalizado para cada pessoa. As atividades de fortalecimento são importantes para o desempenho em qualquer esporte”, destaca Ristow.

Além de oferecer um melhor condicionamento físico, o Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay também quer dar uma melhor infraestrutura aos corredores de Brusque, com banheiro para trocas de roupa e espaço para alongamento.

Aos interessados em novas atividades e melhoria na performance, o espaço oferece:

  • Grupos de corrida;

  • Grupos de corrida para iniciantes;

  • Pilates solo;

  • Fortalecimento muscular;

  • Iniciação esportiva para crianças de 8 a 14 anos;

  • Atividades com mães e filhos;

  • Preparação para atletas de modalidades como natação, ciclismo, corrida, voleibol, entre outros;

  • Aulas em pequenos grupos de duas a três pessoas;

  • Atividades individualizadas;

  • Preparação específica para provas de corrida;

  • Corridas e caminhadas de lazer em grupo nos morros e trilhas de Brusque e região;

  • Treinos em grupo nos morros e trilhas de Brusque e região.

Para as corridas e caminhadas nos morros, além do lazer, o grupo objetiva conhecer um pouco mais da história de cada local, e ter um contato direto com a natureza durante a atividade física. Em breve também serão disponibilizados vídeos e imagens de 12 morros da região, locais em que os sócios se aventuraram.

O atendimento do espaço será de segunda a quinta-feira, e uma vez por mês haverá um sábado ou domingo de treinamento com o grupo completo. Ristow ressalta que os interessados ou iniciantes na corrida terão acompanhamento específico, para desenvolver e adaptar a musculatura de forma correta.

Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay

Avenida Dom Joaquim, 555, Bairro Jardim Maluche, Centro Empresarial Citrino, Sala 4, Anexo Beto Pães.

Deixe uma resposta