Grupo de Educadores do Google em Nova Trento atende professores de Brusque

Reuniões promovem intercâmbio entre docentes para aplicação de tecnologias em sala de aula

Grupo de Educadores do Google em Nova Trento atende professores de Brusque

Reuniões promovem intercâmbio entre docentes para aplicação de tecnologias em sala de aula

Os Grupos de Educadores do Google (GEG) são uma iniciativa da multinacional financiada por empresas na qual professores, diretores, administradores de escolas, professores, alunos e entusiastas são capacitados para utilizarem aplicativos e outras tecnologias para fins pedagógicos, e em Brusque, os interessados têm o suporte do grupo de Nova Trento.

Leia também:
Brusque é uma das 12 cidades de Santa Catarina com mais casos de Aids 

Prefeitura regulamenta uso do pavilhão da Fenarreco; veja preços e normas

Na prática, o GEG de Nova Trento, através de trabalhos voluntários, proporciona um ponto de encontro entre profissionais da educação no qual é exercida a troca de experiências e a capacitação de alguns aplicativos e plataformas do Google, como o Drive, para aplicação em atividades de sala de aula. O Google Drive é uma plataforma de nuvem, na qual o armazenamento de dados não é feito em um dispositivo físico, e contém diversas funcionalidades e aplicativos. Muitos deles são análogos aos programas do Microsoft Office.

“Varia bastante o número de pessoas do grupo, os encontros tem de 20 a 50 professores de educação infantil e ensinos Fundamental e Médio. Quem participa recebe certificados. Precisamos realizar cada encontro com um intervalo máximo de 90 dias e reportar todo o progresso ao Google, informando tudo que estamos realizando”, explica o líder do grupo, Paulo de Carvalho. São recebidas pessoas de diversas cidades próximas, como Brusque, Tijucas e Balneário Camboriú.

Carvalho também conta que o Google não permite que os líderes dos grupos cobrem taxas dos participantes e, de fato, o suporte da multinacional de tecnologia não é financeiro. Os custos são cobertos por parceiros paralelos na iniciativa privada, enquanto o Google cede os aplicativos e banners.

Leia também:
Festival Nacional da Cuca terá diversas atrações; confira programação e preços

Voluntários realizam melhorias no espaço do Lar Sagrada Família

O grupo, criado em 2016, é o segundo do tipo formado em Santa Catarina e participa de eventos regionais e nacionais sobre tecnologia na educação. Em julho, o GEG de Nova Trento participa de um evento nacional em São Paulo. “Na ocasião, as atividades são muito práticas. A ideia é sair dos encontros e estar pronto para levar as novidades para as aulas na escola”, explica.

Para participar, basta entrar em contato com o grupo através do e-mail gegnovatrento@gmail.com, pelo Whatsapp (48) 99616-8357, pelo facebook.com/GEGNOVATRENTO ou Google+: plus.google.com/+GEGNOVATRENTO

Eventos
Workshop:
com um dia de duração, a atividade é realizada para os professores aprenderem como usar a tecnologia na educação. Podem ser ensinadas noções básicas de ferramentas do Google, como Gmail, Google Drive, YouTube, entre outras.

Piquenique: serve como primeiro encontro, na qual é apresentada a ideia do GEG para escolas ou para a comunidade.

Encontro de palestrantes do GEG: São feitas discussões nas quais o público pode fazer perguntas e compartilhar experiências.

Hangout do GEG: usa a tecnologia do Hangouts do Google+ para reunir de forma online professores de diferentes lugares, com objetivo semelhante ao encontro presencial.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio