X
X

Buscar

Grupo destinado a jovens católicos completa cinco anos de atuação em Brusque

EJU foi criado para levar a palavra de Deus ao próximo e fortalecer a fé dos participantes

Em 2011, dois jovens de Brusque receberam a missão da igreja católica para iniciarem o Encontro de Jovens Unidos (EJU). O grupo começou a ganhar forma com a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, quando a organização levou alguns jovens para outras cidades como Jaraguá do Sul, Blumenau e Joinville para realizarem retiros religiosos. No entanto, o primeiro retiro realizado em Brusque ocorreu em setembro de 2014, data que marcou o início do EJU. O maior objetivo do grupo é levar o amor de Cristo ao próximo.

O grupo integra o movimento Encontro de Pais com Cristo (EPC) que foi criado pelo falecido padre Chirú, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Atualmente, o EJU conta com 80 jovens.

A coordenadora do grupo, Débora Caroline Clerice de Lima, explica que tudo começa com o retiro que inicia na sexta-feira à noite e acaba no domingo no fim da tarde. Depois as pessoas participam de reuniões semanais para orarem e mensalmente eles realizam encontros de espiritualidade e catequéticos.

Os encontros de oração são abertos para quem deseja conhecer e rezar com o grupo, já os encontros mensais são destinados apenas para aqueles que fizeram o retiro. Além disso, os integrantes ajudam em outros retiros ao longo do ano e são convidados a participarem das atividades da paróquia e das comunidades.

Integrantes comemoraram os seis anos de missa com jovens, em maio deste ano Arquivo pessoal | Foto: Arquivo pessoal

Segundo ela, o grupo é a porta de entrada para aqueles que desejam conhecer a igreja católica, aqueles que buscam respostas para sua vida e querem fortalecer sua fé.

“Não somos um movimento de pessoas santas ou perfeitas, mas sim de pessoas que buscam novas amizades, que erram e corrigem, que caem e levantam, que sorriem, fazem festa, que sofrem, que enfrentam problemas, mas que unidos e com Cristo buscam superar as dificuldades e o mundo”, esclarece.

Participação ativa

Segundo Débora, o que o motiva as pessoas a participarem do grupo é o sentimento de família, a amizade sincera e o carinho. Ela diz que os integrantes do EJU procuram demonstrar que ser cristão e amar a Deus é algo normal e comum. “Com o lema ‘Sem Cristo Não Há Amor’, anunciamos o mais puro e verdadeiro amor entre Criador e criatura, que tudo pode e tudo transforma e sem este amor nada seríamos”, diz.

Para participar do EJU, a coordenadora explica que é necessário ter 18 anos completos e não viver no sacramento do matrimônio. Ou seja, solteiros, noivos, divorciados, viúvos, podem participar. Além disso, não há limite de idade dos participantes.

Grupo conta com 80 jovens atualmente | Foto: Arquivo pessoal

Além dos encontros para oração e retiros, o EJU também realiza uma ação de arrecadação de alimentos e roupas durante a quaresma. “Na questão financeira, realizamos apenas um evento para arrecadação de fundos em cinco anos. Mantemos nossa estrutura com venda de material personalizado entre os participantes do movimento, como não visamos lucros, o retorno financeiro que temos é revertido de alguma forma aos participantes.”

A coordenadora também afirma que ver o EJU caminhando sozinho “é a resposta a missão que nos foi dada e que agora muitos outros jovens também assumem”.

“Ver as pessoas se aproximando ou re-aproximando de Deus, as transformações que já presenciamos é algo inexplicável e faz todo esforço e dificuldades que passamos valer a pena”, destaca.