Guabiruba integra grupo de trabalho da Fecam para desenvolvimento de novo portal

Hoje,243 das prefeituras catarinenses utilizam a atual ferramenta do Portal Municipal

Guabiruba integra grupo de trabalho da Fecam para desenvolvimento de novo portal

Hoje,243 das prefeituras catarinenses utilizam a atual ferramenta do Portal Municipal

O município de Guabiruba foi convidado para participar do grupo de trabalho de desenvolvimento do novo Portal Municipal, que será desenvolvido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, e esteve reunido com técnicos de outras seis prefeituras e uma associação de municípios na terça-feira, 23, na sede da Fecam, para dar início ao projeto de revisão do atual sistema e discutir melhorias e novas funcionalidades, levando em consideração a possibilidade de ser utilizado pelas 295 prefeituras catarinenses.

O grupo de trabalho é responsável pelo planejamento, estabelecendo o que terá e como funcionará o novo sistema. Coordenado pelo Assistente de Projetos em TI da FECAM, Michel Silveira Raupp, e acompanhado pela coordenadora do eixo Políticas Públicas, Raquel Rodrigues, tem a participação das cidades de Abelardo Luz, Blumenau, Bombinhas, Brusque, Chapecó, Guabiruba, Itá, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Tubarão, AMUREL, AMAI e AMAUC.

Durante a reunião, foram discutidos pontos positivos e deficiências do atual modelo, o que melhorar, o que precisa ser desenvolvido, quais os rumos do projeto e as deliberações prioritárias para o início da execução. “A FECAM vem atuando forte com seus serviços digitais disponibilizados gratuitamente aos municípios e demais entidades municipalistas do estado, hoje 243 (82%) das prefeituras catarinenses utilizam a atual ferramenta do Portal Municipal, só em 2017 esses portais somaram mais de 25 milhões de acessos”, enfatizou Michel.

Presente no encontro, a assessora de imprensa da Prefeitura de Guabiruba, Suelen Cerbaro, enfatizou a importância da atualização da ferramenta, lembrando que o mesmo ocorreu recentemente com o Portal do Turismo, integrado ao Portal Municipal e também disponibilizado pela FECAM. “Muito eficaz a iniciativa da FECAM em criar um grupo de trabalho com profissionais de diferentes setores para a construção do novo portal municipal. Está se unindo a expertise de programadores que desenvolvem sites, a experiência da FECAM que atende com sua ferramenta mais de 80% dos municípios catarinenses e profissionais da prefeitura que estão na ponta, trabalhando diariamente com o site e conhecem as demandas do município e do cidadão”.

Suelen enfatizou que qualquer prefeito que fizer um levantamento de quanto custa a elaboração de um portal municipal, gastos mensais de manutenção e hospedagem, enfim, todos os investimentos que implicam manter atualizado um portal atendendo as demandas do cidadão e da legislação, vai verificar o quanto pode economizar com o portal da FECAM. Atualmente, o município conveniado não tem custo adicional para utilizar a ferramenta, sem contar que podem passar diferentes gestões e todas as informações estarão em segurança.

“Em Guabiruba utilizamos a ferramenta desde 2012 e de lá para cá tivemos inúmeras novas versões. Com a construção dessa nova ferramenta, tenho certeza que ao final teremos uma portal referência não somente no estado, mas no Brasil, focado principalmente nas demandas e interesses do cidadão”, ressaltou.

O comunicador social da Prefeitura de Tubarão, Max Alexandre Fortes Jorge, considera a ferramenta do gerenciador de portais municipais da FECAM de simples manuseio, que fornece liberdade às prefeituras para formatar suas páginas da melhor forma, além de ser gratuita, o que também é um fator importante a se considerar pelas gestões públicas. “E agora, com as grandes ideias que começaram a ser levantadas, minha expectativa é de que a plataforma fique ainda melhor, mais atualizada, mais moderna e atrativa ao internauta, que só tem a ganhar com a implantação do novo sistema”, pontuou.