Guabiruba passa a ter seccional da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina

Cerimônia de instalação foi realizada na Câmara na noite deste sábado, 21

Guabiruba passa a ter seccional da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina

Cerimônia de instalação foi realizada na Câmara na noite deste sábado, 21

Em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores na noite de sábado, 21, foi oficialmente instalada a seccional de Guabiruba da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ABL-SC).

A cerimônia teve a posse de dez acadêmicos imortais: Rosemari Glatz, Alfred Nagel Neto, Marcelo Carminati, Jucilene Regina Schmidt, Sidinei Ernane Baron, Maicon Alexandre Schweigert, Lucimara Schlindwein, Suelen Cerbaro, Karol Diego Carminatti e Jenifer Schlindwein.

Em fevereiro deste ano, o escritor e advogado Roque Luiz Dirschnabel foi escolhido pela ALB-SC para presidir a seccional de Guabiruba e recebeu a incumbência de escolher uma equipe envolvida com a cultura regional para formar a Academia de Letras no município.

“Os currículos foram enviados à direção estadual da entidade para avaliação e deferimento”, explica o presidente.

A ALB-SC foi instituída no estado em 2008 com o objetivo de difundir e incentivar a cultura e a arte regionais. Conforme o presidente da seccional de Guabiruba, é um dever de cada cidadão defender a história de sua cidade.

Além dos novos acadêmicos, seus familiares e vereadores, a solenidade foi marcada pela presença do vice-presidente estadual da ALB Santa Catarina, Osmar Cardoso Filho, e do presidente da microrregional de Blumenau da entidade, Manuel José.

O evento contou com apresentações do Glockenchor (coral de sinos) e do integrante da Orquestra Municipal de Guabiruba, William Miranda Dematé.


Acadêmicos

Cadeira 01 – Patrono: Pe. Raulino Reitz
Roque Luiz Dirschnabel

Advogado e pesquisador histórico – Graduado em Direito pela UFSC. Iniciou sua carreira como assessor jurídico na Prefeitura de Guabiruba em 1983, função que exerceu por 12 anos. Em 1983 começou a trabalhar como assessor legislativo da Câmara de Guabiruba, cargo que ocupa há 34 anos.  Em 1983 foi credenciado advogado do Besc de Guabiruba por cerca de quatro anos. Foi professor de legislação e direito do Colégio Estadual Professor João Boos por sete anos. Em 1988, foi admitido como assessor jurídico do Sindicato dos Comerciários de Brusque, função que exerce até hoje. Em 2002, ocupou a direção da Sociedade Recreativa 10 de Junho, em Guabiruba. Colaborador e sócio vitalício da Sociedade Recreativa Guabirubense e sócio fundador, além de membro da diretoria da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (Acic) de Guabiruba. Atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal e Editorial da Sociedade Amigos de Brusque e de Apoio ao Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim (SAB/Casa de Brusque).   Sócio fundador e atual Presidente da Associação Cultural e Ambiental von Sternthal (ACAvS), em Guabiruba. Divulga os seus artigos em jornais, revistas e informativos.

Cadeira 02 – Patrono: Maria Luiza Renaux
Rosemari Glatz

Técnica em Contabilidade. Graduada em Administração e pós-graduada em auditoria contábil pela Unidavi. Mestre em Administração pela Furb. É professora do Centro Universitário de Brusque, atua como coordenadora do Conselho Editorial da Editora da Unifebe. É colunista do Jornal O Município. É presidente da Associação Visite Guabiruba (Avigua), secretária da Sociedade Amigos de Brusque e de apoio ao Museu Histórico do vale do Itajaí-Mirim. É membro do Conselho Municipal de Turismo de Brusque e membro do Núcleo de Turismo da Acibr.

Cadeira 03 – Patrono: José de Alencar
Alfred Nagel

Formado em Letras e pós-graduado em Novas Tecnologias na Educação e coordenação Pedagógica. Diretor escolar na rede municipal de ensino de Guabiruba e presidente do Conselho Municipal de Educação de Guabiruba. Autor do livro “Amor e Guerra”. Em novembro, lança seu 2º livro.

Cadeira 04 – Patrono: Guimarães Rosa
Marcelo Carminati

Ator, diretor e professor de teatro. Integrante do Coral Santa Cecília – Corupá – SC, Integrante da Associação Cultural e Coral Cristo Rei, em Guabiruba, Integrante do “Grupo Vocal Esquina Brasilis” de Brusque. Fundador do Grupo de Dança Alemã da Associação Artístico Cultural São Pedro. Coordenador de Grupos Folclóricos de Brusque no Grupo de Difusão Cultural. Fundador e integrante do “Grupo Folklorístico Tutti Buona Gente”. Fundador da Associação Artística Cultural São Pedro em Guabiruba. Professor do curso de cartazes e caligrafia no Núcleo de Difusão Cultural de Brusque, diretor da peça A Morte de um homem livre e conselheiro titular de Teatro do Conselho da Fundação Cultural de Guabiruba.

Cadeira 05 – Patrono: Eli Malvina Diniz Heil
Jucilene Regina Schmidt

Atua como superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba. Licenciada em Artes Visuais pela Furb. Iniciou sua carreira como professora na Prefeitura de Guabiruba, função que exerceu por 11 anos.

Cadeira 06 – Patrono: Heinz Heinrich Geyer
Sidinei Ernane Baron

É professor de música na rede municipal de Ensino de Guabiruba. Maestro de corais infanto-juvenis São Pedro, São Vendelino e Anjos de Deus. Também é regente da banda alemã da Escola Georgina Carvalho Ramos da Luz de Brusque. Rege os corais adultos Grupo Amigo do Conto Alemão de Brusque e o coral Giuseppe Verdi de Botuverá. Fundador da Banda “Das Lebenslied” e atual maestro do “Das Lebenslied Glockenchor”, primeiro coral de sinos de mesa do Brasil. É graduado em Música e pós graduado em educação musical. Como pesquisador desenvolveu o projeto “Melodien”, trabalho que reúne 41 canções do folclore de Guabiruba.

Cadeira 07 – Patrono: Sylvia Orthof
Maicon Alexandre Schweigert

Escritor e ilustrador de seus textos. Publicou seu primeiro livro “A Felicidade da Estrela” ilustrado pela artista plástica Márcia Cardeal. Seu segundo livro “Meu Papai Noel de Verdade”, é ilustrado pelo autor. Formado em Letras, pela Unifebe, exerceu a profissão de professor na rede pública e privada durante dois anos. Em 2007 foi premiado pelo conto a Sombra da Casa, no concurso Adesul. É sócio fundador da Associação Cultural e Ambiental von Sternthal (Acavs), em Guabiruba e sócio administrador da empresa Avião de Papel. Atualmente ilustra o seu novo livro “As Aventuras de Tif Henflin Tif” o mistério dos sapos.

Cadeira 08 – Patrono: Vinícius de Moraes
Lucimara Schlindwein

Professora, graduada na licenciatura de História pela Unifebe. Concluiu a especialização em História Cultural pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras na Facel em 2007. Iniciou sua carreira como professora em 2004. Em 2010 tornou-se professora concursada na Prefeitura de Guabiruba. Em 2014 tornou-se também professora concursada no governo do estado. Exerceu trabalho voluntário na Associação de Pais e Professores da Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner. Atuou como tesoureira na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guabiruba (Apae) de 2011 a 2013.

Cadeira 09 – Patrono: Carlos Bernardo Gonzaléz Pecotche
Suelen Cerbaro

Formada em Comunicação Social: habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá e pós-graduada em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná. É apresentadora do programa Armazém da Cultura, da rádio Guabiruba FM, colunista do jornal Guabiruba Zeitung e assessora de imprensa da Prefeitura de Guabiruba.

Cadeira 10 – Patrono: Fernando Pessoa
Karol Diego Carminatti

Arquiteto e Urbanista formado pela Furb, professor da Uniasselvi/Asevim e mestrando em Arquitetura e Urbanismo na UFSC, onde também é pesquisador do grupo “Urbanidades”: Forma Urbana e Processos Socioespaciais. Foi diretor de Projetos e Planejamento Urbano na Prefeitura de Guabiruba e coordenador do Grupo de Estudos Urbanos IAB. É sócio fundador da Associação Cultural e Ambiental von Sternthal em Guabiruba.

Cadeira 11 – Patrono: Ariano Suassuna
Jenifer Schlindwein

É atriz e professora de teatro. Acadêmica do curso de Teatro na Furb, atriz e integrante no Trama Grupo de Teatro e Cia Híbridos de Teatro, membro titular do Conselho de Cultura de Guabiruba. Criadora e professora dos Grupos de Teatro de Improviso, dentro do “Projeto Criação”, em Guabiruba. Atualmente está engajada no espetáculo “Ao Som dos Teares” e “Ilha Deserta”, sendo também a proponente e parte do projeto e espetáculo teatral “Escutaqui”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio