Guabiruba realiza I Semana de Saúde Bucal nas escolas da rede municipal

Palestras, vídeos educativos e teatro interativo fizeram parte das atividades da semana de conscientização

Guabiruba realiza I Semana de Saúde Bucal nas escolas da rede municipal

Palestras, vídeos educativos e teatro interativo fizeram parte das atividades da semana de conscientização

A última semana em Guabiruba foi de conscientização nas escolas da rede municipal de ensino sobre a importância da saúde bucal. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Guabiruba e o Serviço Social do Comércio – SESC, ocorreu a I Semana de Saúde Bucal com a realização de duas palestras, vídeos educativos e teatro interativo entre os dias 28 e 31 de outubro. A implantação da Semana de Saúde Bucal atende a uma reivindicação da Câmara Municipal de Vereadores e tem o objetivo de prevenir doenças bucais.

As palestras abordaram o cuidado com os dentes, forma correta de escovação e de limpeza com o fio dental, importância de lavar as mãos antes de leva-las à boca e de escolher consumir alimentos saudáveis. As orientações foram passadas de forma animada e descontraída. Durante as atividades, os estudantes tiveram que responder perguntas antes de ganharem seu kit de cuidados com os dentes, o que motivou prestar ainda mais atenção nas palestras realizadas nos bairros com a presença do odontólogo da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e profissionais do SESC. A dentista do bairro São Pedro, Bianca M. Piva, foi uma das palestrantes na Escola Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli na manhã de sexta-feira, 31. “Investindo em prevenção, estaremos economizando na rduranteeabilitação”, pontuou.

O estagiário em odontologia no bairro São Pedro, Célio Afonso Rieg Maçaneiro, lembrou a importância da prevenção. “Toda saúde começa pela boca. Quando temos uma saúde bucal boa no município, teremos melhores índices de saúde geral”, comentou. Para a secretária de Saúde, Patrícia Heiderscheidt, prevenindo se diminuem os sofrimentos e os gastos com a saúde pública. “Uma boa escovação e o uso correto do fio dental evitam muitos dos males bucais. Precisamos alterar a cultura de nos preocuparmos com a saúde quando ela se transforma em problema, em doença. A Semana de Saúde Bucal vem nesse sentido: de conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção, oferecendo orientações para tal”, destacou.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio