Guabiruba realiza testes rápidos no Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Além dos testes, será distribuído material informativo no portal da cidade, no bairro Imigrantes

Guabiruba realiza testes rápidos no Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Além dos testes, será distribuído material informativo no portal da cidade, no bairro Imigrantes

Na sexta-feira, 1° de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a rede pública municipal de saúde de Guabiruba estará mobilizada na realização de testes rápidos em unidades de saúde (UBSs) e distribuindo material informativo no portal da cidade, no bairro Imigrantes. Além do exame rápido para detectar o HIV, serão feitos testes para Sífilis e Hepatites B e C. Todos são rápidos, seguros, sigilosos e gratuitos.

A mobilização é realizada pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Lucia Tolentino, reforça que a melhor maneira de não contrair as doenças é a proteção, principalmente usando preservativos nas relações sexuais e não compartilhar seringas contaminadas. “Não se deve compartilhar materiais perfuro cortantes, como tesourinha, alicates de unhas, pinças, entre outros”, reforça.

Ela também enfatiza que está em risco de contaminação qualquer pessoa que tenha tido relação sexual sem proteção e clientes que utilizem materiais de salões de beleza para fazer as unhas. “Não importa se já fez o teste este ano. Prevenção não é demais”, frisa.

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Horários da realização dos testes:
ESF Centro/Vigilância Epidemiológica: 9h às 11h/13h30 às 16h30

ESF Aymoré: 9h às 11h/13h30 às 16h30

ESF Lageado Baixo: 9h às 11h/13h30 às 16h30

ESF Imigrantes: 8h às 11h30/ (à tarde entregando material informativo no portal)

ESF São Pedro: 8h30 às 11h30/13h30 às 16h30

A ESF Guabiruba Sul não fará a realização dos testes rápidos neste dia. As pessoas dessa região podem procurar outra unidade para realização dos exames.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio