Guarda de Trânsito de Brusque recebe pedidos de autorização para carreatas de Natal

Pedidos podem ser feitos, no mínimo, com 48 horas antes do evento

Guarda de Trânsito de Brusque recebe pedidos de autorização para carreatas de Natal

Pedidos podem ser feitos, no mínimo, com 48 horas antes do evento

A Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) já está recebendo diversos pedidos de autorização para as tradicionais carreatas do Papai Noel no município. O supervisor da GTB, Romi Mendes, destaca que as regras são as mesmas dos anos anteriores.

Para poder realizar a carreata pelos bairros, o organizador do evento precisa enviar um ofício à GTB com o roteiro, data e horários de saída e chegada, com no mínimo, 48 horas de antecedência.

A Guarda de Trânsito também solicita a apresentação de alguns documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista do carro que vai levar o Papai Noel, e o licenciamento anual do veículo.

Mendes destaca que o carro que vai conduzir o bom velhinho precisa ser adaptado com o guarda-corpo e passar por uma vistoria da GTB antes do evento. “Pode ser corrimão de madeira ou de ferro e quando a estrutura for adaptada, precisa vir para a vistoria e só então a autorização será liberada”, diz.

O supervisor ressalta que há limitação no número de pessoas que podem ir junto com o Papai Noel na carroceria. Se for um carro pequeno, é permitido até três adultos, para caminhão, é permitida a presença de até oito pessoas. “Não pode ter a presença de crianças em cima da carroceria, somente adultos. É preciso respeitar a legislação”.

No dia do evento, a Guarda de Trânsito não acompanha a carreata, entretanto, tem o controle dos locais por onde vai passar. “Geralmente passamos no local de saída para ver se está tudo certo, se o que foi combinado está sendo cumprido”.

Mendes ressalta que as autorizações são cobradas por questão de segurança e que os veículos participantes devem cumprir todas as normas de trânsito. Ele também lembra que se a GTB flagrar alguma carreata sem autorização, não necessariamente vai multar ou interromper o evento.

“Não vamos proibir que faça, mas se acontecer alguma coisa e for cabível de infração de trânsito, podemos parar a carreata. Se não tiver autorização, mas mesmo assim, estiver seguindo as normas de segurança, não vai ter problema”.

Serviço
Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), que está localizada na rua Manoel Tavares, no Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou então pelo telefone 3396-8167.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio