Hidrantes de Brusque precisam de reparos

Levantamento dos bombeiros encontrou equipamentos em mau estado de conservação

Hidrantes de Brusque precisam de reparos

Levantamento dos bombeiros encontrou equipamentos em mau estado de conservação

O Corpo de Bombeiros de Brusque está realizando um levantamento do estado de conservação de todos os hidrantes da cidade. O objetivo é ter em mãos uma lista com todos os aparelhos que não estão funcionando bem ou estão quebrados e então repassar ao Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Samae), que é o responsável pelo reparo e manutenção dos equipamentos.

O tenente Hugo Manfrin Dallossi, comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque, explica que depois de terminar o estudo será feito um mapa no computador com todos os 30 hidrantes existentes na cidade. Estas informações serão enviadas em ofício ao Samae, que é o órgão que pode realizar alguma alteração.

Apesar de não estar terminado, o tenente Manfrin já teve um retorno dos militares que estão realizando o levantamento. “Já soube que uma parte está fora de condições. Muitos estão sujos na parte da tampa, este é o maior problema encontrado. Também encontraram alguns casos em que a pessoa refez a calçada e concretou em cima da parte de baixo do hidrante, onde fica o registro”, afirma.

Outra situação, esta peculiar, que afeta o trabalho dos bombeiros no uso dos hidrantes é a ação de ladrões. Pelo valor que o metal possui, muitas tampas são furtadas. Cada hidrante conta com três saídas, duas sempre devem estar fechadas para que haja pressão na aberta. Como muitas tampas já não estão mais no lugar, a solução encontrada pelos bombeiros é levar as tampas consigo nos caminhões autotanque.

O diretor-presidente do Same, Rogério Ristow, diz que não foi informado pelo Corpo de Bombeiros do levantamento que está sendo feito. “Vou esperar receber este levantamento e ver se tem alguma coisa que precisa ser feita. Nós não temos nenhum problema com os hidrantes”, diz.

Função

Os hidrantes são utilizados para reabastecer as carretas autotanque – que, por sua vez, levam água para os caminhões que estão apagando as chamas. Brusque é um dos quatro postos dos bombeiros que conta com uma carreta destas no estado. Ela é útil em grandes incêndios, pois a capacidade dos veículos normais é reduzida. O Samae também faz uso dos hidrantes para fazer a limpeza da rede água e abastecer caminhões-pipa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio