História de Brusque volta a inspirar produção de quadrinhos

Livro Vila de São Luiz Gonzaga está sendo financiado por doações e vaquinha virtual

História de Brusque volta a inspirar produção de quadrinhos

Livro Vila de São Luiz Gonzaga está sendo financiado por doações e vaquinha virtual

Parte da história de Brusque deve ganhar uma nova adaptação em desenho pelo cartunista Aldo dos Anjos. Em novembro do ano passado, ele abriu um financiamento coletivo pelo site Cartase para o livro Vila de São Luiz Gonzaga, com objetivo de levantar pouco mais de R$ 12,9 mil para o projeto.

A obra vem sendo pensada desde 2010, quando foi publicada a Revista do Sesquicentenário, em comemoração dos 150 anos de Brusque. Na época, em parceria com o professor Robson Gallassini, foram escolhidos 25 temas marcantes história da cidade para serem retratadas em quadrinhos.

Com a iniciativa, o autor espera organizar os temas de cronológica. O material também acompanhará um resumo do que se encontra nos acervos literários sobre cada assunto abordado.

O humor, afirma Anjos, é parte integrante do trabalho. De acordo com o cartunista, a escolha dos quadrinhos para abordar o tema também são uma forma de estimular a leitura produtos físicos, além de tentar popularizar a história local entre as novas gerações.

“O objetivo sempre foi esse desde o início, por meio do encontro de um professor que amava ensinar divertindo e de um cartunista que ama divertir ensinando. Fazer com que o artifício do humor inteligente e das cenas cômicas com personagens caricatos possa trazer o interesse dos leitores de todas as idades , fazendo com que assimilassem melhor os nomes, datas e fatos ocorridos no passado, criando uma sociedade consciente de sua história.”

Financiamento coletivo
A primeira obra da série de quadrinhos foi Colonização do Vale do Itajaí-Mirim, publicada em 2018. Com 110 páginas, ele aborda cerca de 50 temas sobre a história de Brusque. Neste livro, disponível em livrarias e pontos comerciais de Brusque por R$ 29,90, o período abordado é entre os anos de 1840 e 1875.

Em Vila de São Luiz Gonzaga, também são previstas 110 páginas, com 50 temas
ocorridos entre 1860 e 1930. De acordo com o autor, também há a possibilidade de produção de uma terceira obra, com foco na história a partir de 1930.

Segundo Anjos, a escolha pelo financiamento coletivo possibilita uma apresentação do material para o público da internet e mais interação com as redes sociais. As recompensas são outro benefício indicado por ele para quem colaborar com o projeto.

Antes de começar a divulgação, um problema de saúde limitou a divulgação da proposta. O envolvimento com o projeto só voltou no fim de janeiro. Como forma de compensação, ela deve ser estendida. Também será possível fazer depósitos bancários e contatar com o autor sobre o projeto pelo 47 9 99564787.

História em desenhos
Ainda em em 2011, ele também já havia produzido dois volumes abordando 20 pontos da história de Gaspar. No mesmo ano, começou a divulgação dos primeiros quatro volumes da Revista Brusque Ontem, início de uma coleção de 16 volumes até 2015. Ao todo, 200 temas foram abordados durante o trabalho.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio