Histórico: O Município atinge 24,2 milhões de acessos em 2019; veja os números detalhados

Crescimento foi de 138,5%, de acordo com o Google Analytics; em Blumenau, aumento foi de 441,8%

Histórico: O Município atinge 24,2 milhões de acessos em 2019; veja os números detalhados

Crescimento foi de 138,5%, de acordo com o Google Analytics; em Blumenau, aumento foi de 441,8%

Os acessos do jornal O Município atingiram a marca histórica de 24,2 milhões de páginas visualizadas em 2019, um crescimento de 138,5% em relação ao ano anterior, quando chegaram a 10,1 milhões. Entre 2017 e 2018, o crescimento havia sido, portanto, de 27,9%. As informações são do Google Analytics.

Os números estão acima das expectativas da empresa, já que o prognóstico de crescimento traçado no planejamento estratégico era de 25%.

O omunicipio.com.br, que cobre Brusque, Guabiruba, São João Batista, Botuverá e Nova Trento, cresce exponencialmente desde 2015, quando o jornal ampliou os investimentos no meio digital. Para atingir os números, O Município conta com uma rede de mais de 200 mil seguidores nas mídias sociais e canais de comunicação.

O crescente interesse da público está relacionado ao conteúdo em foco local, exclusivo e de qualidade, somado à agilidade na cobertura dos acontecimentos.

Agilidade, aliás, que é possível devido ao funcionando ininterrupto da Redação das 6h às 21h, de domingo a domingo. Os plantões nas madrugadas também garantem que as notícias cheguem rapidamente aos leitores.

Além do noticiário diário, ao longo de 2019 foram produzidos mais de 50 conteúdos especiais dos mais diversos temas. Entre eles se destacam os conteúdos multimídia, como o Brusque: Lar Polonês, sobre os 150 anos da imigração polonesa ao Brasil; o Casa de Memórias, com documentários sobre as construções em estilo enxaimel de Guabiruba; e o Bella Città, um guia completo das trilhas e belezas naturais de Botuverá.

O diretor do Grupo O Município, Claudio José Schlindwein, destaca a preocupação com conteúdo de qualidade. “É o resultado de uma estratégia de comunicação em que valorizamos sempre a mídia local. É o que realmente faz sentido e importa para as pessoas”.

Não foi apenas a audiência que cresceu. O jornal cresceu cerca de 40% no faturamento no meio digital, um recorde histórico. O gerente comercial Everton Caetano ressalta o aumento significativo também da carteira de clientes. “Pudemos oferecer alta visibilidade tanto no meio digital como impresso. São inúmeros produtos e formatos que contribuem com os resultados dos anunciantes”.

Recordes mês a mês

2019 foi de recordes batidos mês a mês. Em janeiro o portal registrou 1,26 milhão de visualizações de páginas. No fim do ano, em dezembro, já chegou à marca de 2,50 milhões.

“Ao longo do ano batemos recorde atrás de recorde. Além de mostrar a confiança do público, é uma forma de motivação para nossa equipe, que sente que o trabalho é reconhecido e faz a diferença na comunidade”, destaca o editor-chefe do Grupo O Município, Andrei Paloschi.

Para 2020 a expectativa é de mais crescimento. A equipe do jornal prepara uma série de novidades em conteúdos, formatos e tecnologias.

“Nossa preocupação não é só crescer na audiência, mas gerar conteúdos relevantes e fazer um jornalismo que faz a diferença. Neste ano teremos novos investimentos multimídia, inclusive a nossa primeira aposta foi no podcast Aquecimento Catarinão 2020, que é o piloto de um projeto mais ambicioso que será lançado no primeiro semestre deste ano”, pontua.

Liderança em Blumenau

A evolução do jornal digital O Município Blumenau é ainda mais surpreendente. Em 2019, omunicipioblumenau.com.br teve mais de 22,04 milhões de visualizações de páginas. Em comparação ao ano anterior, o crescimento foi de 441,8%. Em 2018, foram 4,06 milhões de acessos.

O crescimento levou o jornal à liderança do mercado blumenauense entre os jornais digitais.

“Estes números representam algo que hoje nós ouvimos bastante das pessoas nas ruas: O Município Blumenau se tornou a referência na cidade. É o jornal que o blumenauense acessa em busca da informação de qualidade e credibilidade”, destaca o editor-chefe de O Município Blumenau, Cristóvão Vieira.

Para este ano, o portal já trabalha no planejamento da cobertura das eleições municipais, a primeira da história do veículo de comunicação. “Estamos projetando uma grande cobertura, partindo dos bastidores, acompanhando todo o rito das candidaturas até o resultado final. Será também um ano de novas ideias e projetos”, finaliza.

Além disso, a partir de março o Grupo O Município terá um terceiro jornal: após mais de 65 anos em Brusque e mais de dois anos de sucesso em Blumenau, haverá investimentos em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo