Horto Florestal alcança produção de 20 mil mudas de flores em janeiro

Mais de 30 funcionários atuam no local

Horto Florestal alcança produção de 20 mil mudas de flores em janeiro

Mais de 30 funcionários atuam no local

De acordo com o relatório mensal do Horto Florestal da Prefeitura de Brusque divulgado nesta semana, apenas em janeiro foram produzidas mais de 20 mil mudas de flores. Atualmente, quase 30 funcionários atuam no Horto, para plantar flores, hortaliças, árvores nativas e ornamentais utilizadas durante todo o ano. O local está instalado no bairro Cedrinho, próximo à Usina Municipal de Asfalto.

O coordenador do espaço, Afonso Sartori, explica que esta é uma das frentes de trabalho do grupo. “Além de prepararmos as flores, também abastecemos as escolas municipais com hortaliças utilizadas na merenda dos alunos e fornecemos árvores ornamentais e nativas para deixar os prédios públicos ainda mais bonitos”, ressalta. Para realização dos trabalhos a equipe conta com três estufas, horta, refeitório, garagem para armazenamento e dois tratores.

Com esse efetivo, o Horto Florestal alcança uma produção mensal de aproximadamente 25 mil mudas de flores, 800 cabeças de alface, 400 de brócolis, 400 de repolho, além de 200 quilos de legumes diversos e mais de mil mudas de árvores nativas. A produção inclui os exemplares de Cedro doados por meio do programa “Plantando Vidas” a todos os recém-nascidos em Brusque como forma de conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e lembrar a árvore símbolo da cidade, o Cedro.

Horto
Com sede própria desde o começo da década de 90, época em que atuava juntamente com a Epagri, o Horto Florestal iniciou seus trabalhos com dez funcionários. Sua estrutura inicial era reduzida e ao longo dos últimos anos tem sido incrementada, recebendo importantes investimentos da Administração Municipal. Dentre as novidades está o refeitório, totalmente reformulado em 2011. Desde sua fundação, o Horto já realizou a criação de peixes, uva, citros, eucalipto, palmeira real, araçá, cogumelos comestíveis, dentre outros.

O espaço está aberto para a visita de estudantes e grupos interessados em conhecer o local. Para agendar sua visita e conferir de perto o trabalho realizado pela equipe, basta entrar em contato por meio do telefone 3351 8642.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio