Horto Florestal de Brusque ganha nova estufa de germinação

Somente em 2013, mais de 190 mil mudas de flores foram semeadas

Horto Florestal de Brusque ganha nova estufa de germinação

Somente em 2013, mais de 190 mil mudas de flores foram semeadas

Uma parceria entre os servidores do Horto Florestal e a equipe de marcenaria da Secretaria de Obras, fez com que nesta terça-feira, 14 de maio, uma nova estufa de germinação pudesse substituir a anterior, já danificada pelo tempo e sem espaço para a quantidade de plantas. Mais de 30 mil mudas em bandejas estarão em um novo espaço, que atende o padrão com três metros de altura, 4,5 metros de largura e 14 metros de comprimento. A parceria dos departamentos para a construção teve início nos primeiros dias de maio.

Galeria

O próximo passo será a instalação da irrigação, que neste primeiro momento será feita manualmente. De acordo com Afonso Sartori, coordenador das ações, o objetivo também será implantar um novo sistema de irrigação automatizado, instalado no teto da estufa para facilitar a molhagem das mudas. Como alguns dos contribuintes do horto são deficientes físicos e participam do projeto inclusão social, uma rampa de acesso será construída na entrada da estufa, visando favorecer a acessibilidade.

Horto Florestal
O Horto Municipal ainda conta com mais uma estufa de germinação para 40 mil mudas, outra para 12 mil mudas de árvores nativas, duas estufas de repicagem/crescimento capacitada para 16 mil mudas cada e uma horta com a plantação de verduras e legumes da época, toda esta estrutura é planejada para atender escolas, Centros de Educação Infantil e a equipe de jardinagem da Secretaria de Obras.

Somente em 2013, entre os meses de janeiro a abril, mais de 190 mil mudas de flores e mais 12 mil mudas de hortaliças foram semeadas. Dentre essas hortaliças, seis mil saíram para escolas e mais de 107 mil mudas de flores saíram para cobrir os canteiros da cidade.

O horto florestal tem a colaboração de 21 funcionários, dos quais 13 possuem alguma deficiência. Uma maneira de integrá-los à sociedade e fazer com que utilizem produtivamente o seu tempo. Os integrantes se divertem enquanto se dedicam em plantar, em cada pequeno pedaço de terra, mais uma flor que irá colorir o dia de um cidadão, ou até mesmo, um legume que ajudará a alimentar crianças e jovens para que cresçam mais saudáveis nas escolas e CEIs.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio