Hospital Azambuja realiza segunda cirurgia para retirada de órgãos

Procedimento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24 ; foram retirados os dois rins de homem de 75 anos de idade

Hospital Azambuja realiza segunda cirurgia para retirada de órgãos

Procedimento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24 ; foram retirados os dois rins de homem de 75 anos de idade

A manhã desta sexta-feira, 24, foi marcada pelo segundo explante de órgãos da história do Hospital Azambuja, em Brusque. Desta vez, foram retirados os rins de um paciente de 75 anos de idade, morador do município vizinho, Botuverá, que estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da casa de saúde.

O procedimento cirúrgico foi realizado por uma equipe da SC Transplantes, chefiada pelo cirurgião Diogo Tamioso. Ele foi auxiliado pela médica Gabriela Cavalli e, também, pela enfermeira Juliana Martins. A extração dos órgãos teve início por volta de 8h e terminou próximo das 11h. Agora, os rins passarão por um exame de compatibilidade sanguínea na cidade de Florianópolis, antes de serem implantados no paciente receptor.

Além dos profissionais a serviço da SC Transplantes, colaboradores do quadro clínico do Hospital Azambuja também presenciaram o procedimento, como uma forma de treinamento para que possam auxiliar futuros explantes.

A primeira retirada de órgãos realizada no Hospital Azambuja foi realizada no dia 29 de outubro. Na ocasião, a família de um homem de 33 anos de idade, com morte cerebral após um acidente de trânsito, autorizou a doação dos seus rins, córneas e fígado. Desde então, outros quatro pacientes que faleceram no Azambuja poderiam ter sido doadores. Porém, as famílias não autorizaram a retirada.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio