Hospital brusquense realiza cirurgia pioneira em Santa Catarina

Procedimento foi realizado através de convênio com a Prefeitura de Brusque

Hospital brusquense realiza cirurgia pioneira em Santa Catarina

Procedimento foi realizado através de convênio com a Prefeitura de Brusque

A primeira cirurgia no estado de Santa Catarina de Refluxo Esofágico por vídeo, feita através do tórax, foi realizada em Brusque. O procedimento cirúrgico pioneiro foi feito na Maternidade e Hospital Evangélico e aconteceu no mês de janeiro. Além de ser inédito no estado, o procedimento cirúrgico também foi um dos primeiros do país. 

O cirurgião torácico responsável pela novidade, dr. Eduardo Ballester (CRM/SC 16044), explica que o procedimento é indicado para correção do refluxo de ácido, do estômago para o esôfago, e também para quem têm hérnia de hiato, doenças comumente associadas.  

“A cirurgia do refluxo pelo tórax originalmente é realizada com uma incisão de 15 a 20 centímetros na região das costelas, o que acaba trazendo muita dor ao paciente no pós-operatório e uma recuperação mais lenta. O mesmo procedimento, feito com pequenas incisões e o auxílio de uma câmera de vídeo, oferece uma recuperação excepcionalmente mais rápida”, explica.      

Além disso, o médico também esclarece que não são todas as pessoas que podem ser submetidos a este tipo de intervenção, já que a indicação para cirurgia varia com a complexidade da doença e o biotipo do paciente. 
 
O procedimento pioneiro foi realizado através do convênio entre a Maternidade e a Prefeitura de Brusque. O paciente que se submeteu ao procedimento cirúrgico inovador passa bem e está curado. 

Além da cirurgia de Refluxo Esofágico por vídeo através do tórax, o cirurgião já havia realizado, em 2012, outro procedimento cirúrgico inédito no Vale do Itajaí: a primeira Lobectomia Pulmonar por vídeo (retirada de metade do pulmão) feita com cortes pequenos, e que foi também uma das primeiras cirurgias deste tipo no estado. 




Fonte: Assessoria de Imprensa – Maternidade e Hospital Evangélico
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio