IBGE divulga oportunidades de emprego no Censo em Brusque; confira vagas e salários

Processo seletivo é gratuito e não terá provas

IBGE divulga oportunidades de emprego no Censo em Brusque; confira vagas e salários

Processo seletivo é gratuito e não terá provas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu uma nova seleção para o Censo, e 93 vagas estão disponíveis em Brusque. O processo seletivo será online e terá o nível de escolaridade como critério de seleção.

As inscrições foram abertas nesta quinta-feira, 9, e se encerram na quarta-feira, 15. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição através do link, de maneira gratuita, e não o processo seletivo não terá prova.

Para Brusque, das 93 vagas, 61 são de ampla concorrência (AC), sete para pessoas com deficiência (PcD) e 25 para pessoas pretas ou pardas (PPP). Em Guabiruba estão disponíveis 13 vagas AC, duas PcD e quatro para PPP. O quadro de vagas por município está disponível no Portal do IBGE, ao todo são 3.428 vagas em Santa Catarina.

Critério de escolha

Para a seleção dos novos recenseadores não terá prova, mas utilizará o nível de escolaridade como critério de desempate. O pré-requisito da vaga é ter  o ensino fundamental (antigo 1º grau) completo, 18 anos até o mês de julho e estar em dia com as obrigações eleitorais e as obrigações militares.

A classificação dos inscritos será feita da seguinte forma: o ensino fundamental valerá 1 ponto; o ensino médio (antigo 2º grau) incompleto, 3 pontos; o ensino médio completo, 5 pontos; o ensino superior incompleto, 7; e o ensino superior completo, 10.

Os inscritos não podem se encontrar na condição de sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas, o que inclui os Microempreendedores Individuais (MEI).

No momento da contratação, deve ser apresentada documentação original ou cópia autenticada.

Salário e jornada de trabalho

O recenseador recebe por produção. O IBGE tem um simulador online que estima o salário com base no município de atuação e nas horas semanais trabalhadas, que são flexíveis. O instituto estima que cada recenseador faça no mínimo 25 horas por semana.

Em Brusque, por exemplo, o salário estimado para 40 horas semanais de trabalho é de R$ 2,5 mil, e para 25 horas, de R$1,6 mil. A esses valores deve ser acrescentado o 13º salário, que é proporcional ao período trabalhado e baseado na média de remuneração do tempo em que se atuou.

O trabalho está previsto para durar três meses, de 1º de agosto a 31 de outubro, período de coleta do Censo, e inclui ainda cinco dias de treinamento em julho.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo