Igreja Luterana celebra 155 anos de história em Brusque

Culto deste domingo, 15, contou com a solenidade de inauguração do obelisco comemorativo

Igreja Luterana celebra 155 anos de história em Brusque

Culto deste domingo, 15, contou com a solenidade de inauguração do obelisco comemorativo

A Paróquia Bom Pastor, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, completa terça-feira, 17, seus 155 anos. Neste domingo, 15, após a celebração do culto, foi realizado um ato solene de inauguração do obelisco comemorativo ao aniversário da comunidade e também pelo jubileu dos 500 anos da Reforma Protestante, celebrado em 31 de outubro de 2017.

O monumento, esculpido em granito pelo artista plástico brusquense e membro da congregação Karl Teichmann, foi posicionado em frente à paróquia do Centro, a primeira a se instalar na cidade.

Segundo o pastor Edelcio Tetzner, o obelisco é uma mensagem não só para esta, mas para as futuras gerações: “A ‘colina luterana’, que já possui a igreja e a cruz, recebe agora mais esse simbolismo religioso, esse monumento que traz gravados os quatro pilares da Reforma Protestante”.

Obelisco traz os quatro pilares da Reforma Protestante e a Rosa de Lutero gravados na pedra. | Foto: Natália Huf

Os quatro pilares – “Somente Cristo, somente a fé, somente a graça e somente a escritura” – e a Rosa de Lutero, brasão da igreja, são um lembrete visual e o marco histórico, tanto dos 155 anos da presença luterana no município quanto da Reforma.

Para o pastor Claudio Scheffer, o monumento é um memorial que marca essas duas datas e a memória luterana. “Antes de tudo, somos cristãos. Mas somos cristãos herdeiros dessa mudança que Lutero provocou na Igreja Católica ainda na Idade Média, e preservamos até hoje os princípios dessa Reforma, que foi determinante na época e continua sendo até hoje.”

“Nós, brasileiros, temos muito dessa questão do visual”, pontua o pastor Tetzner. “Passar por algum lugar e ver uma cruz já nos remete à Cristo. O obelisco, com os quatro pilares, a Rosa de Lutero, vai remeter à história luterana. Esse é um marco que permite que as pessoas se identifiquem com a fé.”

Comunidade participa de solenidade de inauguração do monumento. | Foto: Natália Huf

A presidente da paróquia, Elisa Ott Holz, afirma que esse é um momento de gratidão a Deus por todas as bênçãos dadas à comunidade e aos membros. “Esse marco é para lembrar o que Lutero fez há 500 anos, e os quatro pilares da Reforma Protestante são algo em que os cristãos devem firmar sua fé. O monumento relembra os últimos 500 anos, e vai ficar aí por mais 500”, diz.

O pastor Scheffer afirma que uma comunidade que chega aos 155 anos se mantém por todo esse tempo por ter uma mensagem que sustenta a fé das famílias: “Não é só tradição, é convicção”.

A congregação da comunidade do Centro é formada por cerca de 1,8 mil famílias, totalizando em torno de 5 mil membros. O culto contou com a presença do pastor sinodal Breno Willrich e também do Grupo de Canto dos Casais Reencontristas e, após a solenidade da inauguração, houve um café para os presentes.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio